O ano de 2021 teve o calendário astronômico repletos de fenômenos importantes. A superlua, os eclipses e as chuvas de meteoros fizeram do céu um lugar ainda mais interessante. Agora, o final do ano se aproxima, e o mês de novembro não vai passar batido: nos próximos dias, haverá o maior e mais longo eclipse lunar do século, que ocorrerá após uma chuva de estrelas cadentes, de meteoros leônidas.
Nesta quinta-feira(18) e na sexta-feira (19), surgirá no céu o eclipse lunar da "Lua de Sangue". O fenômeno terá duração de 3 horas e 28 minutos. Mesmo não sendo um eclipse completo, o fenômeno será espetacular: em seu pico, apenas uma pequena porção (2,6%) da lua permanecerá iluminada pelo sol.
De acordo com a NASA, o eclipse será visível no mundo inteiro, onde o tempo estiver bom. Mas a América do Norte terá uma localização privilegiada.
Para os brasileiros, o melhor momento para observar o fenômeno será logo no início, por volta das 4h, quando o eclipse parcial de fato começa. A visibilidade dependerá de condições meteorológicas.
O eclipse será mais visível na região Norte do que no Sul do país.
Este eclipse deve ser um grande exemplo do que é conhecido como "Efeito Lanterna Japonesa" onde a superfície da lua aparecerá na cor de cobre brilhante.
Já o meteoro "Leônidas" que fica na calda do cometa Tempel-Tuttle que leva 33 anos para orbitar totalmente a Terra e por isso leva o nome da constelação de Leão. Nesta quarta-feira (17), ele vai dar o ar da graça e o melhor horário para vê-lo será antes do amanhecer.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar