plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Cientistas descobrem seis novos tipos de coronavírus no mundo

Com a pandemia de Covid-19 se alastrando cada vez mais no mundo inteiro, muito cientistas estão empenhados em estudar família dos coronavírus, da qual faz parte o Sars-CoV-2, a origem exata do vírus. A principal hipótese é que ele tenha surgido em morcego

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cientistas descobrem seis novos tipos de coronavírus no mundo camera Os seis novos tipos de coronavírus podem ajudar a prevenir futuros casos de transmissão entre animais e humanos. | Roshan Patel/Smithsonian's National Zoo and Conservation Biology Institute

Com a pandemia de Covid-19 se alastrando cada vez mais no mundo inteiro, muito cientistas estão empenhados em estudar família dos coronavírus, da qual faz parte o Sars-CoV-2, a origem exata do vírus. A principal hipótese é que ele tenha surgido em morcegos na China.

Cientistas do Programa Global de Saúde do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa entre 2016 e 2018 no Mianmar, onde muitas pessoas costumam ter contato com esses mamíferos.

Em conjunto com pesquisadores do país asiático, os especialistas norte-americanos coletaram mais de 750 amostras de saliva e fezes de morcegos. Os resultados da pesquisa foram publicados na última quinta-feira (9), no periódico científico Plos One, e apontaram seis novos tipos de coronavírus nunca antes identificados. Os cientistas estimam que centenas de coronavírus, muitos ainda a serem descobertos, existam nesses morcegos.

De acordo com os autores da pesquisa, os microrganismos recém-descobertos não são parecidos aos vírus causadores da Covid-19 e outras doenças respiratórias, como a Sars-CoV-1 e a Mers. Mas acham que essas descobertas podem ajudar a prevenir futuros casos de transmissão de coronavírus entre animais e humanos.

“Muitos coronavírus podem não representar um risco para as pessoas, mas quando identificamos essas doenças precocemente nos animais, temos melhores oportunidades de investigar potenciais ameaças”, disse a coatura do estudo, Suzan Murray, em nota. “Vigilância, pesquisa e educação são as melhores ferramentas que temos para prever pandemias antes de elas acontecerem.”

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias