
Em tempos de crescente preocupação com o meio ambiente e com a qualidade da água que abastece comunidades, projetos educativos que unem conhecimento técnico e ação comunitária têm ganhado protagonismo. Um exemplo notável vem do sudeste do Pará, onde estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Tucuruí, desenvolveram uma cartilha acessível e didática para informar e engajar a população na proteção dos rios.
O material intitulado “Por um rio limpo: Ecobarreira – Um pacto pela sustentabilidade” apresenta, de maneira simples e acessível, a tecnologia das ecobarreiras: estruturas instaladas em rios e canais para conter o lixo flutuante antes que ele siga seu curso e contamine ambientes naturais maiores. A cartilha mostra como esse tipo de ação, quando bem planejada e compreendida pela população, pode transformar realidades locais, proteger ecossistemas e inspirar práticas sustentáveis.
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Dividida em oito seções e com linguagem descontraída — inclusive com gírias regionais como o tradicional “égua” — o conteúdo busca informar, sensibilizar e mobilizar a comunidade. Além disso, inclui atividades interativas como palavras cruzadas e caça-palavras, convidando o leitor a aprender de forma lúdica.
O que você vai encontrar na cartilha:
- Como o lixo chega aos rios
- O que é uma ecobarreira
- Prejuízos ambientais do descarte incorreto
- Funcionamento prático das ecobarreiras
- Tipos de ecobarreira
- Passo a passo da construção
- O que fazer com os resíduos coletados
Vozes da cartilha
Segundo Drica de Sousa, estudante envolvida na produção, a cartilha nasceu da percepção de que a comunidade pouco conhecia o tema. “A ideia inicial era apenas construir e instalar a ecobarreira. Mas, ao aplicarmos um questionário, vimos que era preciso levar conhecimento à população. A cartilha surgiu para preencher essa lacuna”, afirma.
Ela também destaca a intenção de produzir uma segunda edição, mais detalhada, para permitir a replicação da ação por outras comunidades — algo que pode ganhar ainda mais importância com o engajamento que a COP 30 pode trazer para a região.
O professor Rodrigo Passos reforça a importância pedagógica da experiência. “A cartilha e o projeto desenvolvem não só competências técnicas, mas também emocionais e éticas nos estudantes. Trabalhar com empatia, criatividade, senso crítico e soluções sustentáveis é o caminho para formar profissionais realmente comprometidos com a sociedade e o meio ambiente”, explica.
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COP 30: da Amazônia para o mundo
A Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém, representa um marco histórico para o Brasil e, especialmente, para a região amazônica. Mais do que um evento mundial, a COP pode ser um catalisador de mudanças locais, como o fortalecimento de políticas ambientais, incentivo à economia verde e valorização dos saberes e práticas das populações da floresta.
A produção da cartilha pelos estudantes da UFPA mostra como a educação ambiental de base, feita com envolvimento comunitário, pode dialogar com os grandes debates internacionais. Afinal, soluções locais bem estruturadas — como uma simples ecobarreira — podem inspirar ações globais, especialmente quando nascem dentro do próprio bioma que o mundo todo quer preservar.
Acesse a cartilha
Quem quiser conhecer a cartilha “Por um rio limpo: Ecobarreira – Um pacto pela sustentabilidade” pode acessá-la gratuitamente neste link.
O material é ideal para escolas, projetos sociais, gestores ambientais, ONGs e qualquer pessoa interessada em cuidar dos rios e construir uma relação mais consciente com o meio ambiente.

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