plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SIMPLES E PRÁTICAS

Confira 5 receitas de travessa para o almoço do Dia das Mães

Opções simples, práticas e baratas prometem fazer sucesso no almoço especial e conquistar a família

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Confira 5 receitas de travessa para o almoço do Dia das Mães camera Reprodução/Tudo Gostoso

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário anual, marcada por celebrações reunem a família em momentos de afeto. Entretanto, nem sempre é possível investir em restaurantes caros ou em ingredientes sofisticados sem comprometer o orçamento. Para esses casos, preparar uma refeição especial em casa é uma alternativa prática e econômica.

Receitas de travessa surgem como opção ideal, combinando praticidade, sabor e rendimento. Elas permitem montar pratos generosos que servem várias pessoas, sem exigir técnicas complexas ou ingredientes difíceis de encontrar. Além disso, podem ser preparadas com antecedência, facilitando a organização da cozinha.

Conteúdos relacionados:

O segredo está em usar itens acessíveis, como frango desfiado, carne moída, arroz, macarrão e batatas, e transformar esses alimentos em receitas atraentes, muitas vezes com a ajuda de queijos e cremes que dão textura e um acabamento dourado.

Confira 5 receitas de travessa para o Dia das Mães:

1. Arroz de forno cremoso com frango

Ingredientes:

  • 4 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 xícaras (chá) de frango desfiado e temperado
  • 1 lata de seleta de legumes
  • 1 copo (requeijão) de requeijão cremoso
  • 100 g de queijo muçarela ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Preparo:

Comece misturando o arroz, o frango e a seleta de legumes em uma tigela, acrescente o requeijão e envolva bem todos os ingredientes. Em seguida, unte uma travessa com manteiga, despeje a mistura e espalhe uniformemente, cubra com muçarela ralada e leve ao forno até que o queijo derreta e fique levemente dourado.

2. Lasanha de pão de forma ao molho branco

Ingredientes:

  • 1 pacote de pão de forma sem casca
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 200 g de presunto fatiado
  • 200 g de queijo muçarela fatiado
  • 1 pitada de sal

Preparo:

Comece derretendo a manteiga, adicionando a farinha e mexendo bem, depois vá acrescentando o leite aos poucos até o molho engrossar, temperando com sal a gosto. Em uma travessa, espalhe uma camada de molho branco e, em seguida, intercale camadas de pão, presunto e queijo, repetindo até que os ingredientes se esgotem. Finalize com molho e queijo por cima e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos.

3. Escondidinho de carne moída com batata

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas cozidas e espremidas
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 500 g de carne moída refogada
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Preparo:

Para preparar, comece misturando a batata, o leite e a margarina até obter um purê homogêneo. Em seguida, junte a carne refogada ao molho de tomate. Em um refratário, coloque metade do purê, distribua a carne por cima e cubra com o restante do purê. Finalize salpicando parmesão e leve ao forno até dourar.

4. Macarronada de travessa com queijo e presunto

Ingredientes:

  • 500 g de macarrão cozido (penne ou parafuso)
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 150 g de presunto picado
  • 150 g de muçarela picada
  • 1 colher (chá) de orégano

Preparo:

Misture o creme de leite, o molho de tomate e o orégano e, em seguida, acrescente o macarrão, o presunto e a muçarela, envolvendo bem todos os ingredientes. Despeje a mistura em uma travessa e leve ao forno apenas para aquecer e derreter o queijo.

5. Batata gratinada com bacon e creme

Ingredientes:

  • 6 batatas grandes cortadas em rodelas e pré-cozidas
  • 1 xícara (chá) de bacon picado e frito
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de queijo ralado

Preparo:

Arrume as batatas em uma travessa untada, espalhe o bacon frito por cima, misture o creme de leite com o leite e despeje sobre as batatas, finalizando com queijo ralado, e leve ao forno até formar uma crosta dourada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gastronomia

    Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!