O Círio de Nazaré envolve uma série de aspectos na vida do povo paraense e de quem visita Belém nas primeiras semanas de outubro. Sem sombra de dúvidas, a principal busca é cultura e fé. E dentro desses dois aspectos, entra a culinária, que chama a atenção internacionalmente.
Ir a Belém em qualquer época, mas sobretudo na do Círio é ter a certeza de vai comer algo novo, é claro, fora as comidas tradicionais como o maniçoba e o pato no tucupi. Mas, por conta da grande imgração japonesa a Belém no início do século, o sushi entrou no gosto dos belenenses. Durante o período do Círio, os elementos da cultura japonesa se misturam com a culinária do Pará, como tem feito um restaurante especializado em comidas japonesas na capital, o I Love Sushi.
O estabelecimento está inovando com três novos itens no cardápio do restaurante: Rolinho Paraense, Hossomaki Regional Love e o Temaki Pegada Paraense.
A cara do Pará
Rolinho e Hossomaki
- Arroz, camarão regional, jambu e redução de tucupi temperado.
Temaki Pegada Paraense
- Camarão Rosa puxado no azeite de oliva e alho, com jambu e molho de tucupi temperado.
Inovação para atrair
Para o proprietário do restaurante, Ricardo Lima, a ideia das novas peças veio como uma forma de juntar o que a população já gosta, que é o sushi, com elementos regionais, até para atrair pessoas que queiram provar a iguaria.
“Foi uma ideia do nosso chefe. O Círio de Nazaré é uma data importante, e pensamos em não deixar de lado toda essa cultura gastronômica que tanto chama a atenção por aqui. Daí decidimos fazer as peças diferenciadas para o período, uma forma de atrair o público a experimentar ao mesmo tempo o novo e o tradicional”, disse o empresário.
Primeiro ano
A experiência quase sai do papel no primeiro ano do restaurante lá em 2017, com a grande ideia de Ricardo, seus irmãos Miguel Lima e Rafael Lima, além da equipe I love Sushi, entretanto, as peças não entraram no cardápio, ficando apenas para 2023.
Quer saber mais sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
"Fizemos uma experiência no nosso primeiro ano, mas não foi para o cardápio. Esse ano tá sendo nossa primeira vez e amanhã (quinta), já estará no cardápio", completa Ricardo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar