O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou neste domingo (12) que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deve antecipar para esta terça-feira (14) a divulgação do gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o ministro, o gabarito oficial deve ser disponibilizado por volta de 19h desta terça. A publicação será no site do Inep.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Quando sai o resultado do Enem 2023? E como calcular a nota?
- Pará: Candidata entra em trabalho de parto na hora da prova
"O gabarito oficial, que estava previsto para o dia 24/11, o Inep vai ter a possibilidade de antecipar a divulgação", disse Camilo, em entrevista coletiva convocada após a realização do segundo dia de provas do exame deste ano. O primeiro dia ocorreu em 5 de novembro. "Terça-feira [14] o Inep vai antecipar, por volta das 19h, a divulgação do gabarito oficial das provas do Enem."
Segundo o governo, o edital do Enem prevê que o Inep tem até 24 de novembro para publicar o gabarito oficial, prazo que agora foi antecipado.
ABSTENÇÕES
Também neste domingo, o governo informou que quase um terço dos inscritos no Enem não compareceu aos dois dias de prova. Dos 3,9 milhões de inscritos, 1,2 milhões não fizeram o exame, o primeiro sob a atual gestão do presidente Lula (PT).
A taxa de abstenção do exame foi de 32%.O volume de faltosos seguiu o padrão dos últimos anos, de acordo com dados divulgados neste domingo pelo governo. No Enem do ano passado, faltaram aos dois dias do exame 32,1% dos inscritos, segundo dados divulgados neste domingo.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Foram eliminados neste domingo 2.217 candidatos por algum problema na aplicação. Camilo afirmou ainda que o Inep identificou que imagem da prova circulou novamente nas redes neste domingo, a partir das 17h depois do exame ter começado.
No primeiro dia, 4.293 haviam sido eliminados. Não houve registros de presos neste domingo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar