
A cena clássica de enfrentar filas com currículo na mão está dando lugar a uma nova realidade: com apenas alguns cliques no celular, típico do mundo virtual, milhões de brasileiros estão se conectando a oportunidades de emprego em todo o país.
Desta forma, desde o início do ano de 2025, a Carteira de Trabalho Digital se consolidou como a principal ferramenta para quem quer se recolocar ou dar os primeiros passos no mercado profissional.
Conteúdo Relacionado
- Tire suas dúvidas sobre a Carteira de Trabalho Digital
- CTPS Digital: veja como emitir pelo celular ou computador
A plataforma, desenvolvida pelo Governo Federal, vem revolucionando o acesso às vagas com um sistema prático e acessível, integrando em tempo real anúncios de todo o Brasil. Além de gratuita, a ferramenta oferece segurança e evita fraudes comuns em sites de empregos informais.
Como funciona o acesso às vagas
Buscar emprego pelo celular nunca foi tão fácil. O primeiro passo é baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de apps para Android e iOS. Depois, o acesso é feito com o login do portal Gov.br, o mesmo utilizado para outros serviços públicos digitais.
Ao entrar, o usuário pode acessar a aba "Emprego", onde escolhe até seis áreas de atuação de interesse. Com isso, o sistema filtra automaticamente as oportunidades que mais se encaixam no perfil do trabalhador, agilizando a busca e aumentando as chances de sucesso.
As vagas são atualizadas com frequência e cobrem diferentes regiões e setores, democratizando o acesso ao mercado de trabalho para quem tem um simples smartphone com internet.
Mais do que vagas: um portal de serviços trabalhistas
Além da busca por empregos, o aplicativo da Carteira Digital concentra outras funções essenciais. O trabalhador pode acompanhar seus vínculos empregatícios, salários registrados, dados do PIS/Pasep e informações sobre o abono salarial. Tudo digital, sem a necessidade de papelada ou deslocamentos.
A digitalização desses serviços representa um salto na desburocratização das relações de trabalho e na transparência dos dados. Tanto empregados quanto empregadores saem ganhando: de um lado, acesso facilitado e seguro às informações; de outro, mais agilidade nos processos de admissão e registro.
Quer saber mais de empregos? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Com essa iniciativa, o governo federal reforça a aposta em soluções tecnológicas como ferramentas de inclusão e eficiência. Em tempos de mudanças aceleradas, a Carteira de Trabalho Digital surge como ponte entre o trabalhador e um mercado que exige cada vez mais agilidade e conectividade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar