
Quem sonha em cursar uma faculdade particular e não tem condições de pagar as mensalidades tem até o dia 18 de julho para se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC).
Somente no Pará, 3.113 vagas estão sendo ofertadas por instituições privadas de ensino superior em 16 municípios, incluindo Belém, Santarém, Marabá, Ananindeua e Parauapebas, em vários cursos.
Conteúdo Relacionado
- Famílias de baixa renda terão desconto de 100% na conta
- MEC abre inscrições para a Prova Nacional Docente (PND)
O Fies permite que estudantes financiem cursos de graduação com base na nota do Enem e em critérios de renda familiar. Os contratos são considerados empréstimos: o pagamento começa após a conclusão do curso e é feito de forma proporcional à renda do egresso.
Entre os cursos disponíveis estão medicina, biomedicina, jornalismo, administração, gestão pública, veterinária, entre outros.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do Fies. No portal, o candidato pode consultar a oferta de vagas por estado, cidade, instituição ou curso.
Veja o calendário
- Inscrições: até 18 de julho
- Resultado da chamada única: 29 de julho
- Complementação da inscrição: 30 de julho a 1º de agosto
- Lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro
- Requisitos para participar
- Pode se candidatar ao Fies quem:
- participou do Enem a partir de 2010;
- teve média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação;
- possui renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Fies Social: mais acesso para quem mais precisa
Mas, o benefício também conta com o Fies Social, que existe desde 2024, que é voltado a estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Nesses casos, é possível obter 100% de financiamento.
Ordem de prioridade e lista de espera
- O sistema do Fies prioriza candidatos:
- que nunca cursaram ensino superior e não têm vínculo anterior com o Fies;
- que já usaram o programa, mas quitaram a dívida;
- que concluíram o ensino superior sem Fies;
- e, por último, quem já teve Fies e concluiu a graduação.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Quem não for aprovado na chamada principal será automaticamente incluído na lista de espera, que será usada para preencher vagas remanescentes a partir de 5 de agosto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar