
O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo que oferece 505 vagas em cursos superiores presenciais, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025.
As oportunidades são para os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Pedagogia, Química, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Hospitalar e Gestão Pública.
Conteúdo Relacionado
- Iniciativa oferece curso de Libras para população de Belém
- Uepa convoca nova chamada para o Prosel 2025
Para participar, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio e ter realizado pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022, 2023 ou 2024. Ao se inscrever, será necessário informar o ano da prova cuja nota será usada na seleção.
As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas até 11h59 do dia 19 de junho, exclusivamente online, pelo site: https://sites.google.com/ifpa.edu.br/vest-ifpa-belem/início
Etapas do processo seletivo
A seleção será realizada em quatro etapas. Na primeira fase, será feita a homologação das inscrições e a classificação com base na nota do Enem. Os candidatos classificados seguirão para a segunda etapa, que é a entrega presencial de documentos no campus.
A terceira fase envolve o procedimento de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) e aferição para indígenas e quilombolas. Por fim, na quarta etapa, os aprovados deverão entregar presencialmente o requerimento de matrícula e demais documentos obrigatórios para confirmação da vaga.
Vagas reservadas
Do total de vagas ofertadas, no mínimo 50% são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas ou instituições comunitárias do campo conveniadas com o poder público. A outra parte segue para ampla concorrência, mas até metade dessas vagas pode ser destinada a políticas de ações afirmativas específicas do IFPA.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar