plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
ACOLHIDA DE AMOR E FÉ

Romeiros recebem apoio na Casa de Plácido durante o Círio 2025

Romeiros percorrem quilômetros até Belém e recebem acolhida, lanches e cuidados na Casa de Plácido durante o Círio de Nazaré 2025.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Romeiros recebem apoio na Casa de Plácido durante o Círio 2025 camera Neste ano são mais de 500 voluntários distribuídos em 14 equipes de trabalho na Casa de Plácido em cinco frentes de trabalho: cozinha, lava-pés, limpeza, saúde e massagem. | Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Quilômetros de distância percorridos a pé do interior até Belém em busca de um único objetivo: pagar a promessa feita a Nossa Senhora de Nazaré ou simplesmente renovar a fé na Virgem. A tarde da última sexta-feira (10) foi marcada por dezenas de romeiros na frente da Basílica Santuário ou recebendo algum tipo de atendimento na Casa de Plácido. Nestas horas, o trabalho voluntário é fundamental para apoio.

Do município de Bujaru, a cerca de 90 quilômetros da capital paraense, a dona de casa Carmely Costa, 39, saiu de lá na quinta-feira (9), às 16h, e chegou em Belém na sexta-feira (10), às 13h. O motivo da caminhada é uma promessa por conta da saúde da mãe. Há oito anos realizando o percurso, Costa se sente realizada como devota quando fica diante da Basílica e finaliza o trajeto percorrido. “Os pés estão cheios de calos, mas a dor não é nada comparada ao amor de Nossa Senhora de Nazaré. Ela é milagrosa”, disse emocionada.

O percurso de 95 quilômetros de distância entre São Francisco do Pará e a capital paraense jamais desanima o agricultor Júnior Vasconcelos, 21. O jovem explica que realiza há três anos o trajeto em forma de agradecimento pela vida, bênçãos e outros motivos especiais em devoção à Virgem de Nazaré. Com os pés e pernas doloridos após uma caminhada iniciada às 17h na quinta-feira em São Francisco do Pará e finalizada 19 horas depois na Casa de Plácido, em Belém, Vasconcelos estava cansado, mas feliz em ter cumprido o desafio. “É uma mistura de fé, paixão e agradecimento. Não tem como explicar, só sentir.”

Neste ano são mais de 500 voluntários distribuídos em 14 equipes de trabalho na Casa de Plácido em cinco frentes de trabalho: cozinha, lava-pés, limpeza, saúde e massagem. Em 2024, passaram pela Casa de Plácido 286 caravanas, totalizando 20.512 pessoas. Também foram recebidos romeiros individuais, duplas ou pequenos grupos, somando 12.579 pessoas. A coordenadora da Pastoral da Acolhida, Conceição Rodrigues, responsável pelos atendimentos na Casa de Plácido, explica que o trabalho dos voluntários é motivado pela gratidão devido a alguma graça recebida por meio de Nossa Senhora de Nazaré. “Em retribuição, eles querem se doar ao próximo por meio dos serviços aqui”, explica Rodrigues.

Ainda conforme a coordenadora da Pastoral da Acolhida, a cada ano a expectativa é maior de voluntários, o que ressalta a importância deles para quem precisa de assistência e apoio após andar dezenas de quilômetros. “O trabalho bem elaborado que tem sido feito nesses anos faz com que as pessoas tenham a curiosidade de conhecer. E isso é gratidão. Nós estamos no ano do Peregrinos da Fé, o ano do Jubileu, e ter caridade é ter amor ao próximo e, principalmente, temor a Deus”, conclui.

Imagem patrocinadores desktop
Imagem patrocinadores mobile
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

    Últimas Notícias