
Neste sábado (11), o coração de Belém bate mais forte ao som das orações, das canções marianas e do ronco dos motores que conduzem uma multidão pelas águas da Baía do Guajará. Em meio a uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, une fé e tradição que se entrelaçam em um espetáculo único.
A quarta romaria oficial do Círio de Nazaré e a segunda deste sábado (11), o Círio Fluvial, promete emocionar fiéis e espectadores ao transformar as águas da Baía do Guajará em um verdadeiro rio de fé. A tradicional procissão aquática, que integra a programação oficial do Círio desde 1986, leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em um trajeto de aproximadamente duas horas, saindo do Novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, com destino à Escadinha da Estação das Docas, em Belém.
Do Pará para o mundo
Considerado um dos momentos mais belos e simbólicos, o Círio Fluvial representa não apenas uma manifestação de fé, mas também uma profunda conexão entre o povo paraense e suas águas, reafirmando a identidade religiosa e cultural da região amazônica.
Devotos de diversos cantos do Brasil e do mundo acompanham pelas redes sociais uma das mais belas procissões do Círio de Nazaré. "De Cravinhos (SP), acompanhado o Círio Fluvial! Que Nossa Senhora de Nazaré nos abençoe!", disse a internauta Cléia Brandão no Instagram oficial do DOL.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Romaria Rodoviária: Imagem Peregrina chega em Icoaraci após três horas de homenagens
- GALERIA: veja principais momentos da Romaria Rodoviária
Este ano, a romaria contará com a participação de cerca de 50 mil pessoas e mais de 400 embarcações. A bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil — responsável também pela segurança e organização da procissão —, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida por cerca de 10 milhas náuticas, o equivalente a 18,5 km.
Para garantir a segurança dos participantes, apenas embarcações previamente cadastradas, identificadas com adesivos e bandeiras fornecidas pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), poderão acompanhar o cortejo. O uso de coletes salva-vidas será obrigatório para todos os tripulantes, e as embarcações passarão por uma rigorosa fiscalização.
Criatividade, segurança e fé
Além da devoção, a criatividade também terá espaço na romaria. Um concurso avaliará itens como ornamentação religiosa, postura da tripulação, cumprimento das regras de segurança e navegação adequada. A proposta é incentivar não apenas a fé, mas também o respeito às normas e à tradição.
Ao final do percurso, a chegada da Imagem Peregrina na Escadinha da Estação das Docas será marcada por uma cerimônia especial com honras de Chefe de Estado, conduzida pela Polícia Militar. Essa homenagem ocorre desde 1999, em cumprimento à Lei Estadual nº 4.371/1971, que reconhece Nossa Senhora de Nazaré como Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
Chegada na Estação das Docas
Por volta das 10h, a Romaria Fluvial passou pela frente do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), distante a apenas 6,9 km da Estação das Docas, local onde se encerra a procissão.
Fiéis aguardavam ansiosamente pela chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas escadinhas da Estação das Docas. Eis que, às 11h, o Navio Garnier, que conduz a Imagem Peregrina, chegou na frente a Estação das Docas.
ACOMPANHE AO VIVO
Círio Fluvial reúne 400 embarcações
De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), cerca de 50 mil fiéis participaram da Romaria Fluvial 2025. Já a Marinha do Brasil estimou a presença de aproximadamente 400 embarcações durante o trajeto.
Multidão recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré na Estação das Docas
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à escadinha da Estação das Docas por volta das 11h20 deste sábado (11), sendo recebida por uma multidão ansiosa que aguardava sua chegada.
Recepção calorosa
Prefeito Igor Normando, se posiciona para receber a imagem peregrina por volta das 11h40.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar