
A noite desta quarta-feira (8) transformou Belém em um grande cenário de fé e emoção. Com velas acesas, cânticos e o coração voltado para Nossa Senhora de Nazaré, milhares de fiéis participaram do Traslado dos Carros, a primeira procissão oficial do Círio de Nazaré 2025.
Na realidade, mais do que uma procissão, o evento marcou o início da programação das romarias que antecedem o próximo domingo (12), dia da principal procissão do Círio, considerado o momento mais aguardado do ano pelos devotos paraenses.
Conteúdo Relacionado
- Círio 2025: confira a programação completa das procissões
- Aplicativo KDaBerlinda 2025 chega com foco em segurança e interação
O cortejo começou por volta das 20h, em frente à Basílica Santuário de Nazaré, e percorreu cerca de 5 quilômetros até o Porto Futuro, passando por vias tradicionais da procissão, como as avenidas Nazaré e Visconde de Souza Franco (Doca). À frente da multidão, seguia o carro berlinda, que conduzia a Imagem Peregrina de Nossa Senhora.
Essa é apenas a quarta edição, mas o Traslado dos Carros já é considerada uma das romarias que já conquistou o coração dos fieis, que, de acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), reuniu cerca de 30 mil devotos na procissão. O trajeto curto e o clima ameno da noite tornaram o traslado ainda mais especial, reforçando o caráter acolhedor e devocional da caminhada.
Ainda de acordo com a DFN, todos os carros de apoio foram cuidadosamente revisados, garantindo conforto e segurança para os participantes, inclusive os mais jovens.
Na realidade, o que antes era apenas um transporte dos carros de promessas que ia até a Companhia Docas do Pará se transformou em uma verdadeira procissão. Neste ano, ao final da romaria, os carros ficarão expostos no Porto Futuro.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O crescimento espontâneo da participação popular fez com que o evento fosse oficialmente incorporado ao calendário das romarias do Círio, tornando-se símbolo da devoção que move Belém a cada outubro.
Veja entrevista da DFN:


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar