Foi apresentado na noite desta quinta-feira (10) na Basílica Santuário o manto da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que irá percorrer as ruas da capital paraense durante as 14 romarias oficiais que acontecem na maior festa religiosa do Brasil.
Do lado de dentro, centenas de fiéis lotaram a Basílica na expectativa de ver de pertinho um dos momentos mais aguardados pelos devotos.
Veja os detalhes do manto:
Confeccionado e desenhado pela estilista Letícia Nassar, o manto que reveste a imagem foi bordado por Antônio José Souza e Rosa Brito, e os metais de Marcelo Monteiro, da Ourogema, e conta a história da perseverança de Maria, Mãe de Jesus. Desde o seu sim, na Anunciação, até a entrega de seu Filho na Cruz.
A frente do Manto traz dois grandes lírios, que simbolizam a bondade e ternura de Maria. “E em todo o Manto podemos ver arabescos em linha de ouro representando as bençãos que emanam da Cruz de Cristo, e em cada uma delas, flores simbolizando a intercessão de Maria. O fundo do Manto é bordado com 240 metros de fio de ouro, revestidos de cristal transparente. Os arabescos feitos à mão também foram feitos neste mesmo material em 12 tipos de linhas diferentes”, afirma a Arquidiocese de Belém.
Na parte posterior, tem ao centro o “M” de Maria envolvido por uma moldura de arabescos que simboliza a berlinda de Nazaré, com seus anjos e suas flores. Abaixo do “M” o maior sim de Maria, “Eis aqui a serva do Senhor” vem gravado em uma flâmula de prata com acabamento dourado. Mais abaixo uma medalha comemorativa em homenagem aos 50 anos da Guarda de Nazaré. “Acima do “M”, a Cruz de Cristo relembra o sacrifício pela salvação da humanidade, derramando sangue e água, pela purificação dos pecados”, informa.
O manto conta também com mais de 200 zircônias de 1 quilate cada, em toda a borda simbolizando as muitas Ave Marias que devemos rezar no nosso dia a dia.
“As flores representam a singela beleza da Mãe de Jesus, são feitas de diversos materiais nobres como cristais, pérolas, prata, e pétalas de tecido bordadas a mão. O broche tem a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência, à qual os padres Barnabitas têm uma devoção especial e está envolta em um terço azul de topázios”, finaliza.
Veja como foi a missa e apresentação:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar