No último domingo, 22, a Diretoria da Festa de Nazaré 2024 realizou a 30ª edição do Concurso de Redação do Círio. Ao todo, 152 alunos de participaram da prova, sendo 71 da rede pública e 81 de escolas privadas, de ensino médio, dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Cametá, Barcarena, Moju, Abaetetuba, Igarapé Açu, Santo Antônio do Tauá, Outeiro e Castanhal.
“Ficamos felizes com essa grande procura, um aumento de 25% em relação ao ano passado, que comprova que Nossa Senhora está presente também, de forma intensa, na vida dos jovens. Tenho certeza que teremos lindas redações”, destacou Lilian Acatauassú, membro da diretoria de evangelização e organizadora do concurso.
Conteúdos relacionados:
- Círio deve atrair 89 mil turistas e mover R$ 189 milhões
- Últimos dias de inscrição para voluntário da Cruz Vermelha
Nesta edição, os alunos tiveram a oportunidade de escolher entre dois temas: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje” e “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”.
E dentre os participantes estava Yasmin Paiva Valente, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio da escola Estadual Deodoro Mendonça, que não escondeu a alegria pela oportunidade de ter participado do concurso.
“A redação do Círio foi pra mim uma experiência incrível, foi a minha primeira experiência com provas da escola, então estar aqui hoje significa que eu tenho a oportunidade de colocar todo o meu saber em prova, eu só vejo benefícios”, disse.
Quer saber mais notícias do Círio de Nazaré? Acesse nosso canal no Whatsapp
De acordo com a estudante, os temas incentivaram a escrever sobre o panorama da sociedade atual, bem como colocar no papel seus sentimentos de pertencimento e suas experiências com a realidade da sociedade.
“O tema foi bastante relevante, escolhi escrever sobre ‘o pão nosso de cada dia, nos dai hoje’ principalmente por se referir a um cenário atual e marcante, então busquei expressar um alerta sobre a questão alimentar. Afinal, até um simples almoço em família precisamos valorizar. E como na minha família sempre fomos muito unidos, um ajudando ao outro, destaquei a minha realidade: a busca de amor e comunhão”, explicou Yasmin Paiva Valente.
Algo que a Juliana Almeida, 16 anos, fez questão de ressaltar. A estudante do primeiro ano do ensino médio do Centro Educacional Crescendo Com Jesus reforça a importância de estar bem preparado psicologicamente para a prova. “Foi tranquilo para mim porque me preparei emocionalmente antes, junto com a minha família e com os meus professores. Como somos católicos e fomos criados frequentando a igreja, é um tema muito presente em minha vida. Escrevi o que foi iluminado diante de mim pela Nossa Senhora de Nazaré”, finalizou a participante.
As redações serão corrigidas por uma Banca Corretora formada por professores de Língua Portuguesa. Cada redação será corrigida por dois avaliadores, que darão nota individualmente.
O resultado dos três primeiros lugares será divulgado até o dia 01 de outubro, no site www.ciriodenazare.com.br e na sede da Diretoria da Festa. Os vencedores serão premiados no dia 08 de outubro, em cerimônia na Casa de Plácido, após a abertura oficial do Círio 2024.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar