Uma das livrarias mais tradicionais do país acaba de fechar as portas de sua unidade em Belém, que funcionava em shopping center do centro da cidade. A Saraiva, ponto tradicional dos adeptos da leitura, encerrou em silêncio neste domingo (2) suas atividades na capital paraense. Foram fechadas também outras seis livrarias da rede – São Paulo (duas unidades), Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais. O grupo enfrenta séria crise desde 2013, situação agravada com a pandemia, em 2021. Das 78 livrarias existentes até 2018, restam hoje somente 20 unidades. E o risco de falência assombra funcionários e clientes.
REFORMA
O impacto potencial da reforma tributária nos Estados e municípios será o tema central de um seminário marcado para 10 de julho, promovido pelo Sindicato dos Servidores do Fisco do Pará (Sindifisco-Pará) e entidades representativas da categoria fiscal, com o apoio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefa). O titular da Sefa, René Sousa Jr.; o técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rodrigo Orair; o presidente da Fenafisco, Francelino Valença; e o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros, serão os palestrantes.
OPERAÇÃO
A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Petulância, na cidade de Trairão, para cumprir dois mandados de busca e apreensão. O alvo era um casal suspeito de comandar o desmatamento e a venda ilegal de madeira. Na ação policial, foram encontrados uma pistola, um rifle e 55 munições, motivo pelo qual a mulher foi presa em flagrante. Três caminhões, uma caminhonete e quatro tratores utilizados nos crimes foram apreendidos. O casal é investigado por diversos crimes ambientais, incluindo o furto de uma carga de madeira apreendida pelo Ibama em 2018.
MOBILIZAÇÃO
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou ontem em Brasília da mobilização nacional de prefeitos de capitais brasileiras em defesa de uma reforma tributária justa para as cidades. A mobilização é organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O ato busca apoiar uma proposta de reforma que não prejudique os municípios, procurando influir na discussão sobre o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados. Edmilson reuniu também com representantes do Tesouro Nacional, tratando de condições especiais de crédito visando a preparação de Belém para a COP-30.
HOSPITAL
O Brasil tem 588 cidades que fazem fronteira com outros países. Dessas, 268 não têm nenhum hospital geral, o que equivale a 45% dessas localidades. Quatro em cada dez municípios que fazem fronteira com outros países não possuem nenhum leito de internação disponível no SUS. Além disso, 92% das cidades não possuem leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre as cidades que não têm hospital geral está o município paraense de Faro, localizado na região do Baixo Amazonas.
JUSTIÇA
O Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) integra a ação itinerante que vai mobilizar órgãos federais, estaduais e municipais, além da iniciativa privada, para oferecer inúmeros serviços aos moradores das áreas urbana e rural de São Félix do Xingu, no sudeste paraense, além de aldeias indígenas, distritos, vilas, localidades e cidades próximas, entre os dias 17 e 21 de julho. A edição 2023 da ação Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal vai garantir acesso à Justiça e cidadania aos moradores, principalmente nas áreas ambiental, previdenciária e trabalhista.
LINHA DIRETA
A Diretoria da Festa de Nazaré já iniciou a manutenção dos 14 carros de promessas que participam da procissão do domingo e do traslado dos carros para o galpão da CDP, das quatro berlindas das outras dez romarias e do carro berlinda das procissões das crianças e da festa, realizadas ao longo da quadra nazarena.
Os carros terão as estruturas reparadas, receberão retoques na pintura, além de uma revisão geral. O serviço deve ser concluído em até 30 dias e é importante devido a quantidade de ex-votos (objetos de cera) que recebem durante as procissões.
O MPF vai receber amanhã, 6, o primeiro dia do seminário “Na Roda dos Orixás: Luta dos Povos de Matriz Africana no Pará”. O evento é promovido pela Associação dos Filhos e Amigos do Ilê (Afaia), em homenagem aos 36 anos de existência da associação.
De acordo com o Inmet, entre 3 e 10 de julho, as condições climáticas favorecem as pancadas de chuva no Norte do Brasil, principalmente na faixa norte do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Nestas áreas, as chuvas devem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.
A aula inaugural do curso de Licenciatura em Geografia, ofertado em Almeirim pela Ufopa no âmbito do Parfor, será no dia 24 de julho, a partir das 19h, no auditório Maria Luiza Rodrigues da Silva da Escola Municipal Jardim de Infância, naquela cidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar