O Traslado para Ananindeua, que é a segunda procissão oficialmente da quadra nazarena, confirmou que os devotos de Nossa Senhora de Nazaré queriam mesmo a retomada da programação tradicional. A carreata com a Imagem Peregrina percorreu quase 50 quilômetros por 3 cidades da Região Metropolitana de Belém.
Segundo a Diretoria da Festa, a romaria mobilizou 1,3 milhões de pessoas, que, do chão, a pés, correndo e pedalando, prestaram as homenagens à Rainha da Amazônia e agradeceram por graças alcançadas por intercessão de Maria, a mãe de Jesus Cristo.
■ Veja como foi o Traslado e todas as homenagens à Nossa Senhora de Nazaré
A romaria foi feita num intervalo de quase dez horas, mas poderia ter sido menos, se o último trecho - entre Marituba e a Igreja Matriz de Ananindeua - tivesse sido percorrido na mesma velocidade do início. O cortejo deu uma desacelerada para chegar o mais próximo das 18h.
Desde o início da Romaria, com a saída da Basílica de Nazaré as 8h, as ruas de Belém foram tomadas por fé e devoção, com milhares de fiéis se esforçando para ver Nossa Senhora após dois anos sem procissões oficiais.
Ao longo do trajeto, diversas homenagens foram realizadas. No Hospital Ophir Loyola, uma das paradas mais tradicionais da romaria, pela primeira vez a imagem deixou o carro e foi retirada da berlinda, para abençoar os pacientes do local e familiares que rogam por saúde e cura.
Em outros pontos, novas demonstrações de fé. A tradicional homenagem realizada pelo Grupo RBA, as celebrações nas paróquias de Ananindeua, a alegria de ver Maria na Igreja Matriz de Marituba. Casas, lojas, empresas e todo tipo de estabelecimento apresentando o louvor à mãe de Jesus.
Entretanto, o maior exemplo de fé esteve nas ruas. Durante as 10 horas de procissão, milhares de fiéis acompanharam a berlinda que carregava Nossa Senhora pelas ruas. A pé, de bicicleta, de carro. Seja o modo de transporte, um número incalculável de pessoas lotaram as ruas da Região Metropolitana para demonstrar uma devoção ainda mais imensurável.
Após o fim do cortejo, a imagem foi retirada da berlinda por um dos diretores da festa, sendo entregue para um dos guarda de Nazaré, ao arcebispo Dom Alberto Taveira e por sim ao prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel. Antes da realização da missa de encerramento da romaria, a imagem foi carregada para perto dos fiéis. "Maria é do povo", disse o padre local, lembrando a frase que se tornou um lema do Círio, ao aproximar a Santa para dar a benção.
A imagem peregrina foi conduzida para dentro da igreja, onde será celebrada uma missa, e ficará lá durante a noite até às 5h30, quando iniciará a Romaria Rodoviária, indo até o distrito de Icoaraci, onde começa a Romaria Fluvial. Após a procissão, a imagem de Nossa Senhorá irá participar da Motorromaria, seguindo até o colégio Gentil, na avenida Nazaré.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar