Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 2013, o Círio de Nazaré figura entre maiores manifestações religiosas do mundo - quiçá a maior do Brasil, por reunir numa única procissão mais de 2 milhões de pessoas devotas de Nossa Senhora.
Círio 2022: traslado dos carros abre as romarias oficiais
Feita por histórias e testemunhos de quem acredita na Mãe de Jesus como intercessora, atribuindo gratidão à Ela por milagres e graças a alcançadas, o Círio de Nazaré também é marcado por diversos símbolos que representam o sacrifício e a fé. A corda que puxa a berlinda é um deste ícones.
Ela passou a fazer parte da festa durante o Círio de 1855, diante de uma necessidade de puxar a berlinda com a imagem da Rainha da Amazônia, que ficava atolada na área do Ver-o-peso devido as cheias da maré e das condições do solo. Para muitos promesseiros, a corda representa o laço que os permite segurar nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré para chegar aos céus (até o Filho, Jesus Cristo).
Retorno na BR-316 será aberto exclusivamente para procissão
Para quem já teve a oportunidade de pagar uma promessa na corda ou mesmo acompanhar a procissão segurando este símbolo, sabe o quanto a experiência da fé desafia a ciência (exata). É como se as leis da Física não existissem e dois corpos pudessem, sim, ocupar o mesmo lugar no espaço.
A matemática da corda começa pela dimensão: são 400 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro. Isto tanto a corda usada no Círio, quanto a da Trasladação. Cada uma delas pesa 600 quilos. Uma curiosidade quanto a este símbolo, é sobre quantas pessoas conseguem carregá-lo, de fato, durante as procissões.
Fafá de Belém fala sobre Varanda de Nazaré 2022 em coletiva
O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) fez este cálculo e constatou que 7.542 promesseiros puxam a corda do Círio de Nazaré. Deste total, 7.200 pessoas somente na corda, literalmente. Os 342 restantes ficam distribuídos no núcleo e nas estações.
Ao final de cada Círio, os promesseiros querem levar um pedaço da corda. O objeto passa a se tornar uma medalha de proteção e bênçãos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar