A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) apresentou, na noite de ontem (27), o roteiro das 13 procissões do Círio de Nazaré, marcado para o dia 9 de outubro, além de outros eventos que envolvem a maior manifestação católica do Brasil.
As romarias, chamada de “Caminhos de Nossa Senhora de Nazaré”, padroeira dos paraenses, terão a participação de mais de 20 órgãos públicos, como Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Belém (GMB), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Forças Armadas, entre outros órgãos, que integra a Coordenação da Operação Círio, dirigida pela Secretaria de Segurança Pública (Segup), para garantir a tranquilidade aos fiéis católicos.
De acordo com a DFN, o trabalho das forças de segurança ocorrerá de maneira integrada, com as maiores procissões, como o traslado de Ananindeua, que acontecerá na sexta (7), a trasladação que ocorrerá no sábado (8) e na maior delas, a procissão do Círio de Nazaré, no dia 9, recebendo a maior atenção na operação.
“Esses três eventos são os que mais recebem devotos, que podem reunir mais de cinco milhões de devotos. Mas, claro que as demais receberão atenção, com a presença de todos os órgãos, para que os devotos de Nazinha possam cumprir suas promessas com segurança”, garantiu Antônio Sousa, diretor de procissões da DFN.
A operação também vai garantir a segurança dos peregrinos que caminham pela BR-316 até a Basílica, para participarem do Círio de Nazaré, uma vez que por ser ação autônoma dos devotos não integrava ao roteiro de atividades da DFN em relação à festa nazarena.
Todo esse trabalho irá envolver as forças de segurança, que serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Segup, a partir de um plano já elaborado para garantir a segurança dos devotos do Círio de Nazaré.
“Todos eventos oficiais e até os que não são, como o Auto do Círio e a Festa da Chiquita, irão receber esse monitoramento. Nesses eventos, já temos esquematizados os pontos estratégicos que irão contar com agentes de segurança e de saúde que irão entrar em contato com o CICC e solicitar apoio em qualquer incidente que ocorra”, concluiu o tenente coronel PM Celton de Jesus, coordenador da Operação Círio.
Confira o mapa:
Notícias relacionadas:
Círio 2022: veja o mapa completo das procissões
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar