O Auto do Círio vai voltar às ruas da Cidade Velha, em Belém, este ano, depois de uma edição virtual em 2021. Esta será a 28ª edição do espetáculo-cortejo, que ocorrerá no dia 07 de outubro, dois dias antes da grande procissão do Círio de Nazaré, na Fonte D’Água da Casa das 11 Janelas. Entre as surpresas do espetáculo, estão as homenagens prestadas a mulheres que se destacaram em suas trajetórias, que serão conhecidas apenas no momento da apresentação.
Hoje é o dia oficial de Nossa Senhora de Nazaré
Arquiteto por formação, o professor Tarik Coelho, que atua nas artes cênicas, é quem coordena o Auto do Círio desde 2015. Com o mapa do cortejo tendo sido divulgado, o trajeto que antes saía da praça do Carmo, agora sai da praça Frei Caetano Brandão, em frente à Casa das Onze Janelas, indo em direção à praça Felipe Patroni, com algumas paradas em pontos diferentes, simbolizando atos cênicos. “Desde 2019, a gente alterou o trajeto no cortejo para dar maior fluidez e visibilidade para o Auto do Círio, porque o público tem aumentado bastante ao longo dos anos. A gente percebeu em 2019, ainda realizado presencialmente, que as pessoas ficavam muito apertadas no espaço e isso preocupou bastante porque tem a questão da saúde coletiva principalmente. A gente preferiu, então, fazer essa alteração saindo para um ambiente mais aberto”, explica ele.
Círio: Taveira repudia fala de Edmilson e prefeito responde
“Nosso trajeto do cortejo terá sua arrumação na Fonte D’Água da Casa das 11 Janelas; depois, o cortejo seguirá até a Igreja da Sé onde acontece a Exortação. Caminhando em plena harmonia com o patrimônio histórico, o cortejo segue até o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) para realizar a Coroação, e por fim, unidos em uma só homenagem, o cortejo segue até a Praça Felipe Patroni, onde a Ascenção do Manto ocorre e concluímos mais um ano de nossas homenagens para a Virgem de Nazaré”, detalha.
Um grande momento do espetáculo é a Coroação, destaca o coordenador. “Esse é um momento muito importante, quando a gente presta homenagens a mulheres que foram significativas para a sociedade artística”, diz ele, sem entregar os nomes das homenageadas.
OFICINAS
Antes da grande apresentação do Auto do Círio, são realizadas as oficinas para a preparação de elenco, que começam no próximo dia 13 de setembro, em dois momentos. Primeiro, seguem até o dia 19 de setembro, na Escola de Música da UFPA. “A gente vai começar as oficinas de preparação do elenco na Escola de Música e, a partir do dia 19 de setembro até o dia 6 de outubro, toda noite, a partir das 19h, de segunda a sexta-feira, a gente vai para a Felipe Patroni fazer os ensaios nas ruas”, explica Tarik sobre a etapa que segue até a véspera do cortejo, 6 de outubro.
Para participar, é preciso se inscrever, o que pode ser feito de duas maneiras - presencialmente na Escola de Música da UFPA e pelo link disponibilizado desde esta quarta-feira, 7, no Instagram. @autodocirio. “Qualquer pessoa pode se inscrever, mesmo sem formação ou conhecimento em artes cênicas”, comenta o coordenador. São vagas limitadas ofertadas para a oficina de preparação de elenco, relata ele. “São oficinas voltadas para o aspecto cênico do elenco, com o objetivo de preparar o espetáculo. O Auto do Círio é composto por atores de gerações diferentes, é um elenco extremamente mutável”, considera.
Serviço
Quando: de 13/09 a 16/09, às 19h;
Onde: Escola de Música da UFPA - Conselheiro Furtado, 2007.
Quanto: Gratuito.
Ensaios/ Oficinas nas ruas:
Quando: de 16/09 a 06/10, às 19h;
Onde: Praça Felipe Patroni - Atrás do Museu de Arte de Belém
Quanto: Gratuito
Auto do Círio
Quando: 07/10
Onde: Fonte D’Água da Casa das 11 Janelas, em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar