plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
TRADIÇÃO

Romeiros de Castanhal virão para o Círio em Carreata

Grupo tradicional, que reúne mais de 1,2 mil devotos, repete o mesmo formato de 2020 que mudou por causa da pandemia. Eles devem chegar em Belém no domingo, 3 de outubro, em mais de 200 carros

Imagem ilustrativa da notícia Romeiros de Castanhal virão para o Círio em Carreata camera A romaria é uma tradição que ocorre há 42 anos, intitulada “Carreata da Fé” | Ney Marcondes/Arquivo

Com o anúncio do cancelamento das procissões do Círio 2021, em cumprimento às medidas sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus, assim como ocorreu no ano passado, a 42ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré de Castanhal-Belém será promovida em formato de carreata, intitulada “Carreata da Fé”. A organização estima a participação de pelo menos 200 carros, que sairão da Praça da Igreja Matriz de São José, em Castanhal, rumo à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, a partir das 7h do domingo, dia 3 de outubro deste ano.

Tradicionalmente, a romaria era uma caminhada que costuma reunir em torno de 1.200 pessoas, que saíam na quarta-feira anterior ao dia do Círio da igreja matriz de São José, em Castanhal, em direção à Basílica, onde chegam na quinta-feira, após realizar um percurso de 78 km. Ao longo deste trajeto, a imagem de Nossa Senhora, que é transportada pelos romeiros recebe diversas homenagens, em cerca de oito paradas.

A romaria é organizada há 42 anos pela Associação de Devotos e Romeiros de Nossa Senhora de Nazaré de Castanhal.

“A concentração inicia às 6h na praça da igreja matriz. Depois, às 6h30, tem a benção da romaria e saímos às 7h. Quando é caminhada, o percurso tem oito paradas que contam com o amparo de diversos órgãos, incluindo de segurança. Temos o apoio da PRF, que faz a proteção da romaria, da berlinda de Nossa Senhora, e nos acompanha até Belém, do Corpo de Bombeiros, que leva uma ambulância, e da Polícia Militar”, pontuou Renato Freire, membro da Associação que integra a organização da romaria.

Ao longo do trajeto, os romeiros que participam da caminhada recebem gestos de solidariedade como a distribuição de água, frutas e alimentação.

“Era a caminhada da fé, mas pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, adaptamos para uma carreata. A caminhada começou com um romeiro conhecido como ‘Zé Bode’, que fez promessa à Nossa Senhora e ele fazia esse percurso sozinho carregando uma cruz. A cada ano que passava ele aumentava um quilo na cruz. Nos outros anos foi juntando outros devotos e passou a reunir em torno de 1.200 pessoas”, relatou o fundador do Terço dos Homens de Castanhal.

MUDANÇA

Para Renato, este ano o tema da carreata não poderia deixar de ser a gratidão de muitos romeiros pela cura da covid-19. Sempre que a romaria chega à basílica, os devotos de Nossa Senhora se reúnem na escadaria para fazer uma foto. Em seguida, o casal escolhido para representar o grupo entra com a imagem peregrina na igreja para receber a benção.

“Esse ano o casal escolhido é o presidente da Associação, Nazareno Abraçado, e a sua esposa, que teve covid, foi intubada, depois teve um AVC e se recuperou. Ele teve câncer. Eles foram muito abençoados com curas”, disse.

Além disso, Renato lembrou que mesmo com o retorno da caminhada, que ele acredita que aconteça no próximo ano, a carreata ainda será mantida para acolher aquelas pessoas que não podem fazer o trajeto caminhando.

“Na carreata serão 4 paradas com fogos e homenagens à imagem. Todos nós passamos por dificuldades e provações, mas Nossa Senhora sempre está nos conduzindo. É um momento de pedir um mundo melhor e que essa doença saia do nosso meio. A participação é aberta a todas as pessoas. Temos dois modelos de camisas e quem quiser pode comprar. A renda vai para as despesas com a decoração da berlinda, além dessa procissão, essa imagem faz outras cinco procissões”, destacou o organizador.

Romeiros de Castanhal virão para o Círio em Carreata
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias