O ano de 2026 vai ser decisivo para a política brasileira para os próximos 4 anos, com eleições para cargos federais. Sendo assim, partidos já começam a se movimentar para definir seus representantes.
O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves, anunciou nesta terça-feira (14) que articula a entrada de Ciro Gomes na disputa pela Presidência da República. A declaração foi feita após reunião na liderança da sigla na Câmara dos Deputados.
Segundo Aécio, o Brasil precisa de um projeto capaz de superar a atual polarização política e retomar o caminho do desenvolvimento. O dirigente tucano apresentou o ex-governador como uma alternativa nacional e afirmou que Ciro reúne condições para liderar o chamado centro democrático.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Vídeo: após ataque a Gil, Ciro Gomes é hostilizado em Miami
- "Não acho que seja ladrão", diz Ciro após ofender Lula
A movimentação ocorre em um momento em que Ciro vinha estruturando uma possível candidatura ao governo do Ceará. Apesar disso, Aécio defendeu que o político tem alcance além do cenário regional, destacando a combinação entre propostas de viés liberal na economia e políticas voltadas à inclusão social.
Ciro Gomes afirmou ter recebido o convite com “honra e surpresa”. O ex-governador ressaltou que seu foco inicial era a disputa estadual, por considerar um compromisso com sua base política no Ceará. No entanto, reconheceu que o cenário nacional exige reflexão antes de uma decisão definitiva.
Ao comentar a situação econômica do país, Ciro apresentou um diagnóstico crítico, citando o aumento da inadimplência, o número elevado de empresas em dificuldade e o crescimento da informalidade. Ele também mencionou a realidade de trabalhadores de aplicativos e criticou casos de corrupção em altos níveis de poder, que, segundo ele, contribuem para a perda de confiança nas instituições.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Terceira via
A estratégia do PSDB busca consolidar uma alternativa fora da polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. Para Aécio Neves, o país precisa de uma candidatura “preparada e corajosa” para enfrentar os desafios atuais.
Apesar do incentivo, Ciro adotou um tom cauteloso e afirmou que não tomará uma decisão imediata. O político disse que pretende ouvir aliados e lideranças do Ceará antes de definir seus próximos passos. “Minha angústia com o Brasil não me permite descartar o convite. Mas o respeito ao meu estado não me permite aceitá-lo de pronto”, declarou.
Veja o que disse Aécio Neves:
🇧🇷 AGORA: PSDB convida Ciro Gomes para ser pré-candidato do partido à Presidência da República. pic.twitter.com/b1Jx73yfuD
— Eixo Político (@eixopolitico) April 14, 2026
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar