plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MEDIDA EMERGENCIAL

Bolsonaro passa por nova cirurgia para tratar crises de soluço

Ex-presidente realiza bloqueio do nervo frênico em procedimento bilateral, após complicações pós-cirurgia de hérnia inguinal

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro passa por nova cirurgia para tratar crises de soluço camera Bolsonaro foi ao centro cirúrgico nesta segunda-feira (28). | Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a um novo procedimento cirúrgico nesta segunda-feira (29), no hospital DF Star, em Brasília. O tratamento teve como objetivo o controle das persistentes crises de soluço, um problema que se intensificou após a internação dele para a correção de uma hérnia inguinal bilateral. A intervenção, realizada à tarde, consistiu em um bloqueio anestésico do nervo frênico no lado esquerdo, sendo o mesmo procedimento já realizado no último sábado (27), no lado direito.

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, comunicou a realização da cirurgia por meio das redes sociais. "Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o segundo procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico. Peço que estejam em oração por ele e por toda a equipe médica", escreveu ela.

Conteúdos relacionados:

O procedimento de bloqueio do nervo frênico tem como objetivo interromper as contrações involuntárias do diafragma, músculo responsável pela respiração. O nervo frênico controla o movimento desse músculo e a interrupção temporária dos impulsos nervosos pode ajudar a cessar os soluços persistentes, especialmente quando eles não respondem a tratamentos convencionais com medicamentos.

De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (28), Bolsonaro apresentou uma nova crise de soluços na noite anterior à intervenção, além de elevação da pressão arterial. A equipe médica informou que, apesar do procedimento realizado, o ex-presidente ainda apresentava dificuldades para dormir devido aos episódios recorrentes. No entanto, Bolsonaro se encontra estável e sem soluços no momento.

O bloqueio do nervo frênico foi planejado como uma etapa complementar do tratamento e é indicado em casos de soluços refratários, aqueles que não respondem a tratamentos tradicionais. A realização bilateral do procedimento visa avaliar a resposta do organismo a cada fase do tratamento antes da conclusão. A medida é temporária e controlada, e não provoca paralisia permanente nem interfere de forma definitiva na respiração do paciente.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Além do tratamento para os soluços, Bolsonaro segue em recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, realizada na última quinta-feira (25). Essa condição ocorre quando parte do intestino se projeta por pontos enfraquecidos na parede abdominal, causando dor e complicações se não tratada. A cirurgia tem como objetivo reposicionar o conteúdo abdominal e reforçar a musculatura local para evitar novas protrusões.

O ex-presidente enfrenta as complicações decorrentes da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018, que causou alterações no trato gastrointestinal e provocou episódios recorrentes de soluço de difícil controle. A intervenção mais recente é parte de um tratamento contínuo para lidar com esses sintomas e melhorar a qualidade de vida de Bolsonaro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias