A passagem de um ciclone extratropical continua causando transtornos em São Paulo nesta quinta-feira (11), afetando a operação dos principais aeroportos da capital e provocando um apagão que atinge mais de 1,5 milhão de imóveis na Região Metropolitana.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, 27 voos previstos para esta quinta-feira foram cancelados, 8 partidas e 19 chegadas. Entre os destinos e origens comprometidos estão Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ilhéus, Foz do Iguaçu, Manaus, Goiânia e Belém.
O Aeroporto Internacional de Belém manteve suas operações normalmente ao longo de quarta-feira (10) e quinta-feira (11), porém enfrentou reflexos de ajustes feitos pelas companhias aéreas em outros terminais do país. A informação foi confirmada pela Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela administração do terminal ao DOL.
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De acordo com a NOA, dois voos da Latam provenientes de Guarulhos (SP) foram cancelados devido a fatores relacionados exclusivamente às operações da empresa no aeroporto de origem. Além disso, ao menos sete pousos registraram atraso no período.
Na tarde desta quinta-feira (11), um voo da Azul que partiu de Altamira também precisou alternar sua rota para outro aeroporto. A decisão foi tomada por conta da forte chuva que atingia Belém no momento da aproximação da aeronave, impossibilitando o pouso seguro.
A concessionária orienta que os passageiros entrem em contato diretamente com suas companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre a situação de seus voos.
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Outros aeroportos
Em Congonhas, na zona sul de São Paulo, 41 voos foram cancelados, sendo 13 de partida e 28 de chegada. As rotas afetadas incluem viagens para Porto Alegre, Vitória, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Maceió.
Somando as interrupções registradas desde quarta-feira (10), mais de 300 voos já foram impactados pelo mau tempo no estado.
Apagão atinge mais de 1,5 milhão de imóveis
A instabilidade climática também comprometeu o fornecimento de energia. Segundo a Enel, concessionária responsável pelo serviço, mais de 1,5 milhão de imóveis permaneciam sem luz na manhã desta quinta-feira na Região Metropolitana de São Paulo. Somente na capital, 1.023.823 endereços estavam sem energia.
O Corpo de Bombeiros registrou, no mesmo período, 1.327 chamados para quedas de árvores, 19 para desabamentos ou desmoronamentos e 3 para enchentes ou alagamentos.
Confira a nora completa da ANAC e as orientações:
A Anac monitora o atendimento prestado aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de voos causados pelo mau tempo em diversas cidades do país nos dias 10 e 11 de dezembro. A Agência também acompanha os ajustes necessários para a regularização da malha aérea.
A Anac recomenda que os passageiros entrem em contato direto com a companhia aérea para solicitar as assistências previstas na Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016. Caso não haja solução adequada, o passageiro pode registrar reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.
A Agência monitora tanto as reclamações registradas quanto as respostas apresentadas pelas empresas aéreas. Essas informações ajudam a direcionar ações de fiscalização e a aplicação de penalidades em caso de infrações coletivas, especialmente quando constatado descumprimento sistêmico das obrigações.
Direitos dos passageiros do transporte aéreo
Quando ocorre atraso, cancelamento ou interrupção de voo, o passageiro tem direito à assistência material gratuita, conforme o tempo de espera no aeroporto, contado a partir do momento da ocorrência. As regras são:
- A partir de 1 hora: direito a comunicação (internet, telefone etc.);
- A partir de 2 horas: direito a alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
- A partir de 4 horas: direito a serviço de hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta ao local da hospedagem.
Para atrasos superiores a 4 horas, cancelamentos e interrupção do serviço, a empresa deve oferecer, para escolha pelo passageiro, as opções de:
- Reacomodação em outro voo;
- Reembolso integral;
- Execução do serviço por outra modalidade de transporte, conforme o caso;
A reacomodação deve ser gratuita e ocorrer na primeira oportunidade, em voo próprio ou de outra empresa aérea, com data e horário mais próximos aos do voo original. Se essa alternativa não for conveniente ao passageiro, ele pode optar por outro voo da mesma empresa em data e horário de sua preferência, sem custos adicionais. Mais informações podem ser obtidas a Página Passageiros no site da Anac.
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