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TRANSTORNOS

Vendavais em São Paulo afetam horários de voos no aeroporto de Belém

Ciclone extratropical causa cancelamentos de voos e apagão em São Paulo, afetando mais de 1,5 milhão de imóveis. Confira as atualizações e orientações.

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Imagem ilustrativa da notícia Vendavais em São Paulo afetam horários de voos no aeroporto de Belém camera De acordo coma NOA, ao menos nove vôos foram diretamente afetados devido ao funcionamento do aeroporto de Guarulhos. | (Patrícia Lanini/Divulgação NOA Airports)

A passagem de um ciclone extratropical continua causando transtornos em São Paulo nesta quinta-feira (11), afetando a operação dos principais aeroportos da capital e provocando um apagão que atinge mais de 1,5 milhão de imóveis na Região Metropolitana.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, 27 voos previstos para esta quinta-feira foram cancelados, 8 partidas e 19 chegadas. Entre os destinos e origens comprometidos estão Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ilhéus, Foz do Iguaçu, Manaus, Goiânia e Belém.

O Aeroporto Internacional de Belém manteve suas operações normalmente ao longo de quarta-feira (10) e quinta-feira (11), porém enfrentou reflexos de ajustes feitos pelas companhias aéreas em outros terminais do país. A informação foi confirmada pela Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela administração do terminal ao DOL.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

De acordo com a NOA, dois voos da Latam provenientes de Guarulhos (SP) foram cancelados devido a fatores relacionados exclusivamente às operações da empresa no aeroporto de origem. Além disso, ao menos sete pousos registraram atraso no período.

Na tarde desta quinta-feira (11), um voo da Azul que partiu de Altamira também precisou alternar sua rota para outro aeroporto. A decisão foi tomada por conta da forte chuva que atingia Belém no momento da aproximação da aeronave, impossibilitando o pouso seguro.

A concessionária orienta que os passageiros entrem em contato diretamente com suas companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre a situação de seus voos.

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Outros aeroportos

Em Congonhas, na zona sul de São Paulo, 41 voos foram cancelados, sendo 13 de partida e 28 de chegada. As rotas afetadas incluem viagens para Porto Alegre, Vitória, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Maceió.

Somando as interrupções registradas desde quarta-feira (10), mais de 300 voos já foram impactados pelo mau tempo no estado.

Apagão atinge mais de 1,5 milhão de imóveis

A instabilidade climática também comprometeu o fornecimento de energia. Segundo a Enel, concessionária responsável pelo serviço, mais de 1,5 milhão de imóveis permaneciam sem luz na manhã desta quinta-feira na Região Metropolitana de São Paulo. Somente na capital, 1.023.823 endereços estavam sem energia.

O Corpo de Bombeiros registrou, no mesmo período, 1.327 chamados para quedas de árvores, 19 para desabamentos ou desmoronamentos e 3 para enchentes ou alagamentos.

Confira a nora completa da ANAC e as orientações:

A Anac monitora o atendimento prestado aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de voos causados pelo mau tempo em diversas cidades do país nos dias 10 e 11 de dezembro. A Agência também acompanha os ajustes necessários para a regularização da malha aérea.

A Anac recomenda que os passageiros entrem em contato direto com a companhia aérea para solicitar as assistências previstas na Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016. Caso não haja solução adequada, o passageiro pode registrar reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.

A Agência monitora tanto as reclamações registradas quanto as respostas apresentadas pelas empresas aéreas. Essas informações ajudam a direcionar ações de fiscalização e a aplicação de penalidades em caso de infrações coletivas, especialmente quando constatado descumprimento sistêmico das obrigações.

Direitos dos passageiros do transporte aéreo

Quando ocorre atraso, cancelamento ou interrupção de voo, o passageiro tem direito à assistência material gratuita, conforme o tempo de espera no aeroporto, contado a partir do momento da ocorrência. As regras são:

  • A partir de 1 hora: direito a comunicação (internet, telefone etc.);
  • A partir de 2 horas: direito a alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
  • A partir de 4 horas: direito a serviço de hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta ao local da hospedagem.

Para atrasos superiores a 4 horas, cancelamentos e interrupção do serviço, a empresa deve oferecer, para escolha pelo passageiro, as opções de:

  • Reacomodação em outro voo;
  • Reembolso integral;
  • Execução do serviço por outra modalidade de transporte, conforme o caso;

A reacomodação deve ser gratuita e ocorrer na primeira oportunidade, em voo próprio ou de outra empresa aérea, com data e horário mais próximos aos do voo original. Se essa alternativa não for conveniente ao passageiro, ele pode optar por outro voo da mesma empresa em data e horário de sua preferência, sem custos adicionais. Mais informações podem ser obtidas a Página Passageiros no site da Anac.

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