plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TRAMA GOLPISTA

PGR defende prisão domiciliar para general Heleno após relato de Alzheimer

Manifestação de Paulo Gonet reforça gravidade do quadro de saúde e idade avançada do ex-ministro, preso por participação na tentativa de golpe.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PGR defende prisão domiciliar para general Heleno após relato de Alzheimer camera General Augusto Heleno, de 78 anos, foi levado ao Comando Militar do Planalto após a prisão; PGR defende transferência para regime domiciliar por razões humanitárias. | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em meio a uma semana marcada por desdobramentos políticos e jurídicos de forte impacto, o debate sobre a situação carcerária do general Augusto Heleno voltou ao centro das atenções, expondo tensões entre garantias humanitárias, responsabilidades institucionais e a memória recente do país. A discussão ganhou força após a Procuradoria-Geral da República se posicionar a favor da prisão domiciliar do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, preso na última terça-feira (25) para cumprir a pena de 21 anos por participação na trama golpista.

Durante o exame de corpo de delito, realizado logo após a detenção, Heleno, hoje com 78 anos, afirmou sofrer de Alzheimer desde 2018. A defesa apresentou então um pedido de prisão domiciliar, argumentando que o estado de saúde do general exige cuidados especiais. Nesta sexta-feira (28), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, endossou a solicitação, classificando como "excepcional e proporcional" a medida, diante da idade avançada e do quadro clínico já comprovado.

CONTEÚDO RELACIONADO

Gonet destacou que manter o ex-ministro afastado de casa poderia agravar sua condição, ressaltando ainda a necessidade de garantir que as medidas protetivas devidas pelo Estado sejam plenamente asseguradas. Segundo ele, a gravidade do diagnóstico justifica a transferência para o regime domiciliar.

Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

"A manutenção do custodiado em prisão domiciliar é medida excepcional e proporcional à sua faixa etária e ao seu quadro de saúde, cuja gravidade foi devidamente comprovada, que poderá ser vulnerado caso mantido afastado de seu lar e do alcance das medidas obrigacionais e protecionistas que deverão ser efetivadas pelo Estado e flexibilização da situação do custodiado", afirma o titular da PGR em seu parecer.

Paralelamente, o ministro Alexandre de Moraes autorizou novas visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ampliando o fluxo de interlocução em meio aos processos que cercam antigos integrantes da cúpula do governo.

DEMAIS PRESOS PELA TRAMA GOLPISTA

A situação do ex-ministro se soma ao destino de outros integrantes do chamado "núcleo crucial" da trama golpista, já condenados e cumprindo pena em diferentes unidades do sistema federal e militar. Confira onde estão:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente, condenado a 27 anos e três meses, cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde já estava detido preventivamente.
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, cumpre 24 anos na Penitenciária Federal da Papuda.
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, condenado a 24 anos, iniciou cumprimento da pena na Estação Rádio da Marinha, em Brasília.
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, está no Comando Militar do Planalto — mesma unidade para onde foi levado Augusto Heleno.
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil, cumpre 26 anos na 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, onde está preso desde dezembro de 2024.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias