O hábito diário de lavar roupas ganhou um alerta importante nesta quinta-feira (27). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que diversos lotes de sabão líquido da marca Ypê fossem retirados imediatamente do mercado, após a identificação de uma contaminação microbiológica nos produtos.
A medida atinge unidades distribuídas em todo o país e inclui, além do recolhimento, a suspensão da venda e da distribuição dos itens afetados, devido os riscos apresentados aos usuários dos produtos.
Conteúdo Relacionado
- Anvisa suspende vinagre de maçã por excesso de aditivo
- Anvisa proíbe a venda de leite de marca popular no Brasil
- Padaria é interditada em Belém por infestação de baratas
Segundo a agência reguladora, a própria fabricante identificou, durante testes de qualidade realizados por um laboratório independente, a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, microrganismo comum no ambiente, mas que pode representar risco a pessoas com imunidade comprometida.
Quais são os lotes afetados?
A determinação de recolhimento envolve diferentes versões da linha Tixan Ypê e Ypê Power Act. Veja a lista completa:
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – Primavera: Lotes 254031 e 193021
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – Maciez: Lote 097021
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Express – Combate Mau Odor (Azul): Lotes 176011, 228011, 205011, 203011 e 169011
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Express – Cuida das Roupas (Rosa): Lotes 181011, 170011 e 220011
- Lava Roupas Líquido Ypê Power Act: Lotes 228031, 190021 e 223021
A orientação é que consumidores verifiquem o número do lote impresso na embalagem e suspendam o uso imediato de qualquer um dos produtos listados.
O que diz a empresa
Em nota, a Ypê afirmou que o microrganismo oferece baixa probabilidade de causar danos à saúde, especialmente devido à forma de uso do sabão líquido, que envolve diluição e pouco contato direto com a pele. Ainda assim, reconheceu que pessoas imunossuprimidas podem apresentar risco aumentado e, por isso, optou pelo recolhimento preventivo.
A marca também informou que fará a substituição dos produtos. Clientes que possuírem embalagens dos lotes afetados devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo número 0800 1300 544, para orientações e troca.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A Anvisa reforçou que a medida tem caráter de precaução e que o monitoramento segue ativo para garantir a segurança da população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar