Para milhões de trabalhadores que contam com o Abono Salarial como um reforço essencial na renda do início do ano, 2026 volta a surgir no horizonte como um período de expectativas.
As discussões sobre o novo salário mínimo e as regras de liberação do PIS/Pasep movimentam o governo, os bancos pagadores e quem depende desse dinheiro para aliviar o orçamento apertado.
Conteúdo Relacionado
- Primeira vacina contra câncer de pulmão entrará em fase de testes em 2026
- Quantos anos Bolsonaro deverá cumprir pena em regime fechado?
O PIS, pago pela Caixa, e o Pasep, sob responsabilidade do Banco do Brasil, continuam cumprindo a função de custear o Abono Salarial destinado aos trabalhadores de baixa renda, benefício apelidado de “14º salário” por muitos brasileiros.
Para 2026, o valor seguirá diretamente vinculado ao piso nacional que será definido em dezembro de 2025. Hoje, as estimativas apontam que o salário mínimo pode alcançar R$ 1.631, mas o número só será confirmado no fim do ano.
Valor é proporcional ao tempo trabalhado
Assim como em ciclos anteriores, ninguém recebe automaticamente o valor cheio. O pagamento depende do total de meses trabalhados com carteira assinada em 2024, ano-base utilizado para os depósitos de 2026.
- Quem trabalhou os 12 meses terá direito ao valor integral do salário mínimo.
- Quem teve vínculo parcial recebe proporcionalmente, por exemplo, seis meses trabalhados equivalem a metade do piso.
Quem terá direito em 2026
- inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- trabalho com carteira assinada por mínimo de 30 dias no ano-base;
- renda média mensal de até dois salários mínimos;
- informações corretas enviadas pelo empregador à RAIS ou ao eSocial.
Alguns grupos seguem de fora do benefício: empregados domésticos, autônomos, trabalhadores informais e profissionais contratados por pessoa física sem CNPJ.
Previsões e mudanças para 2026
O calendário só será divulgado após a reunião do Codefat marcada para novembro de 2025. Até o momento, o Ministério do Trabalho não prevê mudanças significativas nas regras de elegibilidade, mas espera aprimorar fluxos internos da RAIS e do eSocial para facilitar o pagamento digital.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Como consultar usando apenas o CPF
A verificação pode ser feita tanto pelo aplicativo quanto pelo portal da Carteira de Trabalho Digital. Basta acessar com login Gov.br, entrar no menu “Contratos” e buscar o vínculo mais recente. O sistema mostra o número do PIS/Pasep e, quando disponível, o valor do benefício.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar