Em meio ao aumento do custo de vida e às dificuldades enfrentadas por milhares de famílias para manter itens básicos na mesa, um novo formato de auxílio ao consumo doméstico começou a chegar às capitais brasileiras. A iniciativa marca uma mudança importante na política de distribuição de gás de cozinha, voltada especialmente a quem vive em situação de vulnerabilidade social.
Desde esta segunda-feira (24), teve início a entrega gratuita de botijões de 13 kg, dentro do programa social Gás do Povo. A ação representa uma transição do antigo sistema, que repassava valores em dinheiro, para um modelo que garante a retirada direta do gás nas revendas credenciadas. Nesta primeira fase, aproximadamente um milhão de famílias devem ser atendidas.
Conteúdo Relacionado
- Chegou o Gás do Povo: saiba como garantir a recarga gratuita do botijão
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
A etapa inicial contempla as capitais: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina, que passaram a operar com o sistema de recarga gratuita por meio de estabelecimentos autorizados.
Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, além de manter os dados atualizados há pelo menos dois anos. Famílias que já participam do Bolsa Família terão prioridade na liberação do auxílio.
A comprovação do direito ao benefício pode ser feita por diferentes meios: cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF acompanhado do código de validação enviado ao celular cadastrado.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
De acordo com o governo federal, o novo formato deve ampliar o controle sobre as entregas, aumentar a segurança e tornar mais eficiente o processo de distribuição.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar