Um dinheiro extra no fim do ano ajuda a melhorar a renda e é o momento ideal para o planejamento financeiro nessas festas.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que 152.444 trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial referente ao ano-base de 2023 e às revisões de anos anteriores. Segundo a pasta, o dinheiro disponível para pagamento soma R$ 156,5 milhões. Os valores começaram a ser liberados neste sábado, 15 de novembro, e poderão ser retirados até 29 de dezembro, data que marca o encerramento do calendário de pagamentos de 2025.
De acordo com o MTE, o calendário de 2025 identificou 26.470.177 trabalhadores com direito ao benefício, considerando o ano-base 2023 e revisões referentes aos cinco anos anteriores. Até o momento, 26.317.733 trabalhadores já receberam o Abono Salarial, o que representa uma taxa de cobertura de 99,42%. O valor total pago até agora alcança R$ 30,6 bilhões.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Abono salarial: novo lote será pago a partir de 15 de outubro
- Veja se você tem direito ao abono salarial PIS/PASEP 2025
Os pagamentos continuarão sendo emitidos ao longo do ano, sempre no dia 15 de cada mês — ou no primeiro dia útil seguinte — para trabalhadores que solicitaram revisão do benefício por meio de recurso administrativo.
Quem tem direito
- O Abono Salarial é destinado a trabalhadores que atendam aos critérios de habilitação, entre eles:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido até dois salários mínimos médios de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS/PASEP;
- Ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base considerado;
- Ter os dados referentes ao ano-base 2023 informados corretamente pelo empregador no eSocial.
Pagamento na Caixa
O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal. O crédito é feito prioritariamente em conta corrente, poupança ou Conta Digital para trabalhadores que já possuem vínculo com o banco. Também há possibilidade de recebimento pelo aplicativo Caixa Tem ou por conta poupança social digital, aberta automaticamente. Quem não é correntista pode sacar o valor em agências, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, autoatendimento e demais canais disponibilizados pelo banco.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Pagamento no Banco do Brasil
Os servidores públicos com direito ao PASEP recebem pelo Banco do Brasil. O crédito é realizado preferencialmente em conta bancária ou via transferências TED e PIX. Para quem não possui conta ou chave PIX, o pagamento é presencial nas agências do BB.
Mais informações podem ser obtidas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo telefone 158.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar