Neste domingo (09), estudantes de todo o país participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Apesar da grande mobilização, o índice de abstenção chegou a 27%, número semelhante ao registrado em 2024 (26,6%) e inferior aos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o balanço demonstra estabilidade na participação dos candidatos. “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro na noite deste domingo.
Ao todo, mais de 4,8 milhões de pessoas estavam inscritas para o exame, aplicado em 1.805 municípios e com o envolvimento de mais de 300 mil colaboradores. Santana também informou que 3.240 candidatos foram eliminados por descumprirem regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos, utilizar materiais impressos, deixar a sala fora do horário permitido ou sair com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais.
Conteúdos relacionados:
- Redação do Enem 2025 aborda envelhecimento da sociedade brasileira
- Enem 2025: saiba todos os detalhes do primeiro dia de prova
- Enem 2025: cidades do Pará e Paraná com datas diferentes
Gabarito e estrutura da prova
O gabarito oficial das provas será divulgado na quinta-feira (13). Neste primeiro dia, os participantes responderam 90 questões objetivas nas áreas de linguagens, ciências humanas e tecnologias da informação e comunicação, além da redação.
O tema proposto para o texto dissertativo-argumentativo foi “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. “Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas", elogiou o ministro.
Especialistas ouvidos pelo portal da Agência Brasil consideraram a proposta relevante por incentivar discussões sobre violação de direitos e etarismo, o preconceito com base na idade.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, elogiou o exame, classificando-o como “lindo” e “maravilhoso”. “Trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares, é um grande tema para a gente discutir nos próximos dias. É a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”, destacou.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Reaplicação e próximos passos
De acordo com o Ministério da Educação, a reaplicação das provas está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro, atendendo candidatos que enfrentaram imprevistos, incluindo estudantes de cidades do Paraná atingidas por tornados. Já o segundo dia do Enem 2025 ocorre no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
Além de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, o Enem segue como um dos principais meios de acesso ao ensino superior, permitindo o ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar