
Desde esta terça-feira (14), a Gol implementou uma nova modalidade tarifária para voos internacionais, que restringe a franquia de bagagem. Na categoria "Basic", o passageiro pode levar apenas um item pessoal, como uma bolsa ou mochila, sem direito a bagagem de mão. A mudança segue um modelo já adotado pela Latam e tem como objetivo aumentar a flexibilidade das tarifas, além de potencializar a arrecadação das empresas aéreas.
Para os voos internacionais da Gol, a nova tarifa permitirá que o passageiro leve somente um item pessoal com peso máximo de 10 quilos, com as dimensões de até 32 centímetro de largura, 22 centímetro de altura e 43 centímetro de profundidade. Esse item deve ser acomodado debaixo do assento à frente e não será permitida a bagagem de mão nos compartimentos superiores da cabine.
A tarifa basic estará disponível inicialmente apenas para voos internacionais com origem em outros países onde a Gol opera. No entanto, para as partidas a partir do Brasil, a nova categoria estará disponível apenas na rota do Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) para Montevidéu, no Uruguai.
Conteúdos relacionados:
- Veja quando comprar passagem aérea mais barata
- Voos entre Belém e Miami começam a operar. Veja os horários
- GOL busca atender 77 mil passageiros em Belém durante a COP 30
Mudança nas opções de tarifas
A nova opção tarifária chega para complementar as tarifas já existentes no mercado doméstico, que continuam sendo as categorias light, classic e flex. Nos voos internacionais, a tarifa basic será uma opção mais econômica, sem a possibilidade de despachar bagagem de mão, algo que pode agradar a quem não precisa de grandes malas e busca uma opção mais acessível.
Além da tarifa basic, a Gol mantém a premium economy, categoria que oferece mais conforto e benefícios como reembolso integral para cancelamentos antes do voo, sem taxas adicionais.
De acordo com especialistas, a mudança nas tarifas é uma tentativa das companhias aéreas de diversificar as ofertas e gerar mais receita sem elevar os preços das passagens tradicionais. Para Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, a estratégia reflete a recuperação das empresas após o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. “A precificação de passagens aéreas envolve vários fatores, como sazonalidade e demanda. A classe premium visa gerar mais receita, que subsidia outras tarifas mais baixas”, explica.
Na visão de Adalberto Febeliano, ex-diretor da Azul, a mudança visa também melhorar a eficiência do modelo de negócios. “Muitas vezes, passageiros que viajam no mesmo dia e não precisam de mala podem não ver sentido em pagar por uma tarifa com direito a bagagem. Essa mudança é para atender a esses passageiros e melhorar a rentabilidade das empresas”, afirma.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Entenda a diferença entre artigo pessoal e bagagem de mão
Em relação às novas regras de bagagem, é importante esclarecer as diferenças entre o que as companhias aéreas chamam de “artigo pessoal” e “bagagem de mão”. O artigo pessoal é um item pequeno, como uma bolsa, mochila ou pasta de laptop, que deve ser acomodado debaixo do assento à frente. Já a bagagem de mão é aquela que o passageiro coloca no compartimento superior da cabine.
Para a Gol, as dimensões permitidas para o artigo pessoal são 32 cm (largura) x 22 cm (altura) x 43 cm (profundidade), sem limite de peso. Já a Latam permite um peso de até 10 kg para o artigo pessoal, com dimensões de até 45 cm (altura) x 35 cm (comprimento) x 20 cm (largura), incluindo bolsos, rodas e alças.
No caso da bagagem de mão, para a Gol, as dimensões máximas são de 55 cm (altura) x 35 cm (largura) x 25 cm (profundidade), com peso máximo de 10 kg. Já a Latam, permite até 12 kg de bagagem de mão para a classe econômica e até 16 kg para as classes premium.
Com essas mudanças, as companhias aéreas brasileiras seguem alinhadas a tendências globais de adaptação às novas demandas do mercado e buscam atrair mais clientes dispostos a pagar por serviços extras.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar