Com o envelhecimento da população brasileira em ritmo acelerado, cresce também a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas à proteção e à dignidade das pessoas idosas. Nesse contexto, a atuação integrada dos órgãos de segurança e dos serviços sociais ganha protagonismo. Como parte desse esforço, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou nesta quarta-feira (15) a fiscalização de 17 abrigos para idosos nos municípios de Belém e Ananindeua, no Pará.
A ação integra a Operação Virtude 2025, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em articulação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). A operação tem como principal objetivo prevenir e reprimir crimes contra a pessoa idosa, além de verificar se os locais de acolhimento estão cumprindo os critérios mínimos para oferecer um ambiente seguro, digno e acolhedor a esse público.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- SESMA vai apresentar comprovantes de pagamento de médicos das UPAs de Belém
- Seap encerra Operação Círio sem ocorrências com monitorados
No Pará, a operação contou com a participação de 15 agentes de segurança, entre membros das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar. A fiscalização visa, além da repressão a irregularidades, fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa, promovendo uma atuação preventiva e humanizada.
A delegada Ariane Melo, diretora de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social da Segup, avaliou positivamente os resultados da fiscalização. Segundo ela, a maioria dos abrigos visitados possui estruturas adequadas e oferta de serviços essenciais, como atendimentos médicos, psicológicos, fisioterapia, terapia ocupacional e atividades recreativas, incluindo artesanato e jogos, que ajudam os residentes a se manterem ativos.
A delegada também destacou a importância de aproximar os espaços de acolhimento dos órgãos de segurança, como forma de agilizar o combate a possíveis situações de negligência ou violência.
“O mais importante é que esses espaços conheçam a delegacia especializada e saibam quando e como acionar a segurança pública em casos de suspeita de violência”, explicou Ariane Melo.
Fiscalizações continuam
A Operação Virtude ocorre em comemoração ao aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa, sancionado em outubro de 2003 (Lei nº 10.741/2003), e tem caráter nacional e integrado. No estado do Pará, novas ações de fiscalização estão programadas para os municípios de Salinópolis, no nordeste paraense, e Santarém, na região do Baixo Amazonas.
As atividades seguem até 31 de outubro, com foco em ampliar o alcance da rede de proteção e assegurar que os espaços de acolhimento estejam de fato preparados para garantir um envelhecimento digno, seguro e respeitoso à população idosa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar