
Em um momento marcado pelo diálogo entre fé e compromisso social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. A reunião, acompanhada pela primeira-dama Janja da Silva, simbolizou a retomada do contato direto entre o governo brasileiro e o novo líder da Igreja Católica, eleito recentemente para o pontificado.
"Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o Papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo", escreveu Lula em publicação na rede social X após a audiência.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Lula participa de evento da ONU e encontro com Papa Leão XIV
- Alckmin abre Pré-COP em Brasília antes da COP30 em Belém
- Lula se encontrará com Papa Leão XIV nesta segunda-feira (13)
Durante o encontro, o presidente disse ter parabenizado o pontífice pela “mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres”. Segundo Lula, ele aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de “criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade”, destacando que o documento recente do papa sobre justiça social deve ser "lido e praticado por todos".
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

CONVITE PARA A COP 30
O chefe do Executivo também relatou ter convidado Leão XIV para participar da COP 30, que será realizada em Belém, no Pará. De acordo com Lula, o papa agradeceu o convite, mas explicou que, por causa do Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente.
"Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil", afirmou o presidente.
COMPROMISSOS MULTILATERAIS

A comitiva brasileira contou com a presença dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.
Lula chegou a Roma no domingo (12), onde também participa de compromissos multilaterais, como a abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO, e o encerramento da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza - iniciativa lançada durante a presidência brasileira do G20. O retorno do presidente ao Brasil está previsto para a noite desta segunda-feira.
Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o Papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo.
— Lula (@LulaOficial) October 13, 2025
Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não… pic.twitter.com/FAmhFdXLN7
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar