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MUDANÇA CULTURAL

Pesquisa revela novos hábitos para o Dia das Crianças

Levantamento mostra menos gastos, mais afeto e forte influência digital no consumo infantil em 2025

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Imagem ilustrativa da notícia Pesquisa revela novos hábitos para o Dia das Crianças camera Em 2025, YouTube e TikTok moldam os desejos de presentes das crianças. | Ari Dias/AEN/Reprodução

O Dia das Crianças de 2025 será marcado por mudanças no comportamento de boa parte dos brasileiros. Apesar de um cenário econômico mais apertado, a data se mantém significativa, com foco em experiências e momentos afetivos. É o que aponta a pesquisa nacional realizada pelo instituto Hibou entre os dias 01 e 03 de outubro, com 1.847 entrevistados em todas as regiões do país.

Segundo o levantamento, 49% dos consumidores pretendem gastar menos este ano e 78% afirmam que o valor do presente ficará dentro de R$250. Ainda assim, a ocasião está longe de perder o brilho: para 31%, trata-se de um momento para estar ao lado das crianças, três pontos percentuais a mais que em 2024.

A percepção da data também vem se transformando. Em 2024, 45% dos brasileiros viam o Dia das Crianças apenas como uma data comercial. Em 2025, essa visão caiu para 36%. Enquanto isso, a simbologia da comemoração cresceu: 15% a consideram uma data com valor afetivo, e outros sentimentos também ganham espaço, como “saudade” (7%), “chance de voltar a ser criança” (5%) e “oportunidade de viajar” (2%).

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Infância conectada

Segundo a pesquisa, em 2025 o ambiente digital exerce forte influência sobre as crianças e, consequentemente, sobre as decisões de compra dos adultos. O YouTube, por exemplo, é acessado por 54% dos pequenos, em comparação com 42% no ano anterior. O TikTok também avançou, passando de 39% para 41%.

Plataformas como Netflix e Disney+ aparecem com 26% de menções cada, seguidas por WhatsApp (25%) e Instagram (24%). Jogos como Roblox (15%) e Minecraft (12%) também compõem a rotina online infantil.

“A influência do universo digital na infância é inegável e se reflete diretamente nas decisões de consumo”, afirma Ligia Mello, CSO da Hibou. “Os pais estão navegando neste novo cenário, onde a lista de presentes é cada vez mais moldada pela tela do celular”, completa.

Essa influência se reflete também na escolha de ídolos. Quase metade (49%) dos adultos afirma que as crianças que conhecem seguem algum influenciador digital, número que aumentou quatro pontos percentuais em relação a 2024.

Entre os influenciadores, Luccas Neto (17%) e Felipe Neto (12%) continuam liderando. Ana Castela cresceu em popularidade, passando de 2% para 6%, mesmo patamar de Enaldinho. Outros nomes presentes no universo infantil incluem Turma da Bagunça (6%), Emily Vick (4%), Gato Galáctico (4%), Jazzghost (3%), Maria Clara e JP (3%) e Felca (3%).

Personagens queridos

Já na lista dos personagens mais populares entre as crianças brasileiras em 2025, Stitch lidera com 18% das menções na pesquisa, seguido por Homem-Aranha (8%) e Patrulha Canina (8%). A Turma da Mônica (5%) mostra a força dos clássicos nacionais.

Os personagens influenciam diretamente as compras, com 44% dos adultos afirmando que os pequenos escolhem produtos baseados em personagens que admiram, o que se reflete em mochilas, roupas, brinquedos e até alimentos licenciados.

Perfil da nova geração

A pesquisa também traçou um perfil da criança brasileira atual. De acordo com o resultado, ela estão mais conectada, curiosa e influente. Para 45% dos entrevistados, elas passariam mais tempo jogando online se pudessem. Além disso, 35% são vistas como mais questionadoras que os adultos foram na infância e 32% já aprendem um segundo idioma desde cedo.

Outros dados revelam uma infância mais ativa na dinâmica familiar: 15% das crianças influenciam na escolha de alimentos, 15% se preocupam mais com o meio ambiente que os adultos e 14% são responsáveis por trazer novos temas para as conversas dentro de casa. “As crianças estão mais conscientes e participativas. Elas formam opinião, influenciam escolhas e têm uma relação ativa com marcas, conteúdo e hábitos da casa”, avalia Ligia Mello.

Comemoração mais íntima

De acordo com o levantamento, mesmo com limitações financeiras, muitos brasileiros não pretendem deixar a data passar em branco. A comemoração dentro de casa cresceu de 8% para 14%, e os passeios em parques dobraram de 5% para 10%.

Visitas a casas de crianças também serão realizadas por 8% dos entrevistados. Durante o feriado, a TV deverá estar presente em 71% dos lares, com destaque para Netflix (45%), YouTube (36%) e Disney+ (31%).

Presentes sob medida

Na hora de escolher o presente, os sobrinhos lideram a lista dos mais presenteados (49%), seguidos de filhos (32%), afilhados (20%) e netos (19%). Para metade dos entrevistados, a idade ideal para receber presentes vai até os 10 anos. No entanto, 21% acreditam que “todo mundo tem uma criança dentro de si”.

Além disso, o estudo revelou que o principal critério na hora da escolha é o gosto da criança, com 70% dos entrevistado buscando algo que elas realmente gostem. Para 24%, o fator educativo é relevante, e 23% apontam que o maior presente é a presença da família reunida.

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Entre os itens mais procurados estão brinquedos (42%), passeios e experiências (32%), jogos educativos (31%), roupas (30%), kits de montar (26%) e livros (26%). Há ainda quem planeje complementar a celebração com sorvete (32%), doces (26%) ou idas ao cinema e parques (24%). Um passeio no shopping com cinema e pipoca é considerado um bom presente por 59% dos entrevistados.

A pesquisa da Hibou confirma uma tendência: mesmo com 49% dos consumidores afirmando que vão gastar menos este ano e apenas 1% dizendo que pretende ultrapassar os R$2.500 em presentes, o Dia das Crianças segue relevante.

Mais do que produtos, pais, tios e avós buscam criar momentos significativos, um reflexo direto de novas prioridades e de uma infância cada vez mais digital, consciente e participativa. “A valorização de passeios e da companhia em detrimento do apelo puramente comercial reflete uma mudança de prioridades, onde a experiência se torna o presente principal”, conclui Ligia Mello.

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