
O Paraná registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. A notificação foi enviada ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (03) pela Secretaria Estadual de Saúde. A vítima é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que permanece internado desde a última quarta-feira (1º). Ele teria consumido uma bebida alcoólica destilada e, pouco depois, foi atropelado. Segundo a secretaria, o paciente está inconsciente e o estado de saúde dele é considerado grave.
Durante a internação, o quadro clínico apresentou piora, com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. A confirmação da causa depende ainda dos resultados de exames laboratoriais, que estão em análise. “Durante a internação, o quadro clínico apresentou agravamento, com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol”, diz nota oficial da secretaria.
Conteúdos relacionados:
- 48 casos de intoxicação por Metanol são investigados no Brasil
- Anvisa pede ajuda internacional para trazer antídoto do metanol ao Brasil
- Confirmado: Hungria sofreu intoxicação por metanol. Entenda!
O caso está sendo acompanhado também pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (03), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, informou que se reunirá com representantes do Ministério da Saúde para tratar do envio ao Paraná de ampolas de etanol farmacêutico, substância usada no tratamento de pacientes intoxicados por bebidas adulteradas com metanol.
Casos no Brasil
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), até a tarde de quinta-feira (02), o Brasil já havia registrado 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Destes, 11 foram confirmados por exames laboratoriais.
Até o momento, uma morte foi confirmada pelo Ministério da Saúde, no estado de São Paulo. Outros sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e cinco também em São Paulo. Além do Paraná, os casos, tanto suspeitos quanto confirmados, foram registrados em São Paulo, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Intoxicação por metanol
A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave. Uma vez ingerido, o metanol é metabolizado em substâncias tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar sérios danos ao organismo, incluindo cegueira e morte.
Os principais sintomas incluem: visão embaçada ou perda da visão, náuseas, vômitos e dores abdominais, além de sudorese e mal-estar geral. Diante desses sinais, a orientação é procurar atendimento médico imediato e entrar em contato com os serviços especializados, como o Disque-Intoxicação da Anvisa, pelo número 0800 722 600, ou o CIATox local, disponível em diversas cidades brasileiras.
Além disso, as autoridades também recomendam que pessoas que tenham consumido a mesma bebida da vítima procurem imediatamente avaliação médica, mesmo que estejam sem sintomas. O diagnóstico precoce pode evitar complicações graves e salvar vidas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar