
Nas últimas semanas, o tema do possível retorno do Horário de Verão tem sido bastante discutido no Brasil, com a população em dúvidas sobre a possível mudança no horário em parte do país. Entretanto, a preocupação talvez não seja para agora.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, apesar das recentes especulações que movimentaram as redes sociais sobre a possível volta do horário de verão em novembro deste ano, a medida não deve ser retomada por enquanto.
A prática, que está suspensa desde 2019, é classificada pela pasta como um tema que está sob "permanente avaliação".
Em nota oficial, o MME detalhou que, na análise realizada neste ano, estão sendo considerados os resultados de estudos focados no pico de demanda de energia. Esses estudos também levam em conta a influência da geração solar e fotovoltaica no consumo.
Condições Favoráveis do Sistema Elétrico
O MME ressaltou que as condições atuais dos reservatórios de água no país são favoráveis. Os reservatórios têm evoluído dentro da normalidade ao longo do período seco, o que coloca o Sistema Interligado Nacional (SIN) em uma situação superior à observada no ano anterior.
A pasta também destacou que o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) mantém um monitoramento constante do sistema elétrico. As informações atualizadas fornecidas pelo comitê servem para subsidiar a decisão final sobre o retorno ou não do horário de verão.
Horário de Verão
O horário de verão tem como finalidade principal **economizar o consumo de energia elétrica durante o "horário de pico"**. Este período coincide com o momento em que as famílias tipicamente retornam para suas residências.
Ao adiantar os ponteiros do relógio em algumas regiões, a população consegue finalizar as atividades diárias ainda aproveitando a luz solar, o que ajuda a evitar o acionamento de diversos equipamentos elétricos. Essa prática é responsável por distensionar (aliviar a tensão) do SIN, que é o sistema responsável por controlar a produção e transmissão de energia elétrica em todo o Brasil.
Antes de sua extinção em 2019, o horário de verão vigorava entre os meses de outubro e fevereiro nas seguintes unidades federativas:
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar