plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SEU DINHEIRO

Qual o melhor investimento para resgatar juros uma vez ao ano?

Especialista explica estratégias de investimento em Tesouro IPCA e a importância dos pagamentos periódicos de juros.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Qual o melhor investimento para resgatar juros uma vez ao ano? camera Especialista esclarece qual título do Tesouro escolher para receber juros uma vez por ano. | José Cruz/Agência Brasil

Investir no mercado financeiro nem sempre é uma questão de escolher o papel mais rentável; muitas vezes, é também sobre organizar o próprio fluxo de caixa para lidar com despesas e oportunidades. No universo dos títulos públicos, essa lógica se manifesta de forma clara, com instrumentos desenhados para atender tanto a necessidades de curto prazo quanto a estratégias de longo prazo.

Segundo o colunista da Rádio CBN, Marcelo d’Agosto, os títulos com vencimento de longo prazo, em geral, pagam juros a cada seis meses, um padrão observado mundialmente. Esse pagamento periódico é importante porque permite que investidores, como fundos de pensão, consigam administrar seus recursos e honrar compromissos financeiros.

CONTEÚDO RELACIONADO

Já os títulos de longo prazo que não pagam juros, como o Tesouro IPCA Mais 2050, são mais utilizados para estratégias de mercado. Se os juros caem, esses papéis tendem a valorizar mais rapidamente; se sobem, o efeito é inverso. Por isso, apesar de o investidor não receber pagamentos periódicos, há potencial de ganho com a valorização do título.

Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

No caso de quem precisa de rendimentos mais previsíveis, o Tesouro IPCA com juros semestrais 2060 é apontado como uma opção mais segura. "Mesmo que você precise dos juros só uma vez por ano, o valor dos juros que receber antes, pode investir numa aplicação com liquidez atrelada à Selic ou ao CDI para usar quando precisar", orienta o especialista. Isso evita a necessidade de vender títulos em momentos desfavoráveis do mercado, como ocorreria com o Tesouro IPCA Mais 2050, que sofre mais oscilações.

O investimento em títulos de longo prazo, portanto, exige equilíbrio entre objetivos financeiros e tolerância a risco, além de planejamento estratégico para que os rendimentos periódicos se tornem um instrumento de estabilidade financeira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias