plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ALTAS TEMPERATURAS

Município do Pará está entre os mais quentes do Brasil em 2025

Massa de ar quente cobre boa parte do país e impede avanço do frio; temperaturas extremas atingem todas as regiões, exceto o Sul

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Município do Pará está entre os mais quentes do Brasil em 2025 camera Temperaturas extremas atingem todas as regiões do Brasil, exceto o Sul. | Fernando Frazão/Agência Brasil

A segunda semana de setembro começou com temperaturas elevadas em grande parte do Brasil e a previsão é de que o calor siga intenso nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, uma grande massa de ar quente atua sobre quatro regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e deve manter os termômetros em níveis bastante elevados até o fim da semana.

Cidades dessas regiões já registraram marcas que variam entre 37°C e 39°C nos últimos dias. A previsão é de que esse calor se intensifique, especialmente no Centro-Oeste, onde os picos devem chegar a 42°C. Cuiabá (MT) é um dos exemplos mais extremos. A capital mato-grossense pode alcançar máximas de 41°C e 42°C entre sexta-feira (12) e domingo (14), ultrapassando o próprio recorde nacional de temperatura em 2025, que foi de 41,4°C e registrado no último dia 03. Em Pedro Gomes (MS), o calor também é intenso. A cidade marcou 41,3°C na última segunda-feira (08), a segunda maior temperatura do ano no país, e pode atingir 40°C no final de semana.

Conteúdos relacionados:

O calor não se restringe ao Centro-Oeste. No Sudeste, a cidade de Valparaíso, no interior de São Paulo, registrou 38,2°C no início da semana. Já em Rondonópolis (MT), os termômetros chegaram a 40,9°C. No Norte, São Félix do Xingu (PA) bateu os 39°C, enquanto no Nordeste, em Castelo do Piauí (PI), a marca foi de 38,6°C.

Essa forte onda de calor é resultado direto da massa de ar quente que está bloqueando a entrada de frentes frias pelo interior do país. Segundo a Climatempo, esse bloqueio impede que o ar de origem polar avance para o restante do território, concentrando as temperaturas mais baixas apenas no extremo sul. Com isso, estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina continuam enfrentando clima frio, em contraste com o calor intenso do restante do país.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Previsão do tempo para Belém neste fim de semana

Em Belém, o calor não dá trégua e deve marcar presença ao longo de todo o fim de semana. Segundo a Climatempo, as temperaturas variam entre 24°C e 33°C, com sol predominante, alta umidade e chuvas em horários pontuais. Nesta quarta-feira (10), a capital paraense terá sol e aumento de nuvens, com possibilidade de pancadas rápidas ainda durante a tarde. Na quinta (11), o tempo fica mais firme, com dia de sol e poucas nuvens, e máxima de 33°C.

Já na sexta-feira (12) o clima deve ser instável com o céu carregado e as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente no fim da tarde e à noite, mantendo a máxima em 32°C. No sábado (13), o tempo abre novamente, com predomínio de sol e variação de nebulosidade, mas sem previsão de chuva. No domingo (14), a tendência é de sol entre nuvens durante o dia e períodos de céu nublado à noite, com os termômetros podendo chegar novamente aos 33°C.

Confira o resumo da previsão para a capital paraense:

  • Quarta-feira (10/09): sol e aumento de nuvens, com chuva à tarde (máx. 32°C).
  • Quinta-feira (11/09): dia de sol e poucas nuvens (máx. 33°C).
  • Sexta-feira (12/09): sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite (máx. 32°C).
  • Sábado (13/09): sol com variação de nebulosidade, sem previsão de chuva (máx. 32°C).
  • Domingo (14/09): sol entre nuvens durante o dia e céu nublado à noite (máx. 33°C).
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias