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NOVA COMPOSIÇÃO

Nova gasolina com 30% de etanol começa a valer nesta sexta (1°)

Diesel também sofre alteração e passa a conter 15% de biodiesel; mudança visa reduzir impactos da variação no preço do petróleo

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Imagem ilustrativa da notícia Nova gasolina com 30% de etanol começa a valer nesta sexta (1°) camera Aumento no etanol da gasolina e biodiesel no diesel visa reduzir impactos da instabilidade do petróleo. | José Cruz/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (1º), entra em vigor a nova regra que aumenta a proporção de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel brasileiro. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em 25 de junho e eleva a mistura obrigatória de etanol de 27% para 30% e a de biodiesel no diesel de 14% para 15%. A medida visa reduzir o preço dos combustíveis para o consumidor final e fortalecer a produção nacional.

Pietro Mendes, secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), destacou que, com a adoção da mistura E30, a dependência da gasolina importada será eliminada, reduzindo o custo por quilômetro rodado em até R$ 0,02. "Para um motorista de táxi ou de aplicativo, que roda 7.500 km por mês, significa uma economia de R$ 150 por mês ou R$ 1.800 por ano", exemplificou.

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Já o ministro Alexandre Silveira ressaltou que o aumento na mistura trará benefícios além da economia. "O E30 e o B15 trarão mais demanda por dendê, mamona, girassol, palma, amendoim, macaúba e sebo. É mais produção no campo, especialmente em áreas degradadas ou ociosas. Mais novas usinas, mais processamento industrial", disse.

Segundo ele, o Brasil deve retomar a autossuficiência na produção de gasolina após 15 anos, graças à diminuição da importação de diesel, e a queda nos preços terá "impacto real na vida das pessoas".

Riscos e dúvidas com o novo diesel

Apesar do objetivo ambiental e econômico, o aumento da proporção de biodiesel no diesel preocupa parte do setor automotivo. Isso porque o biodiesel tem maior tendência à oxidação, especialmente em casos de armazenamento prolongado, podendo formar peróxidos e ácidos.

Além disso, o biodiesel possui maior capacidade de absorver água e pode conter gordura animal, o que aumenta a proliferação de bactérias e o risco de contaminação.

O que muda na prática com a E30?

A principal alteração é o aumento da proporção de etanol anidro, sem água, na gasolina comum e aditivada. Esse acréscimo eleva a octanagem do combustível, que passa de 93 para 94 RON (sigla que mede a resistência do combustível à detonação).

Nos Estados Unidos e em países da Europa, o etanol também é usado para ajustar a octanagem em substituição a aditivos químicos como o MTBE (metil-terc-butil éter). A maior octanagem pode reduzir as chamadas “batidas de pino” em motores, embora esse efeito dependa da capacidade de cada veículo de se adaptar à nova mistura.

Além disso, é importante ressaltar que o etanol anidro não contém água, ao contrário do etanol hidratado, que é vendido separadamente nas bombas, que tem de 4% a 7,5% de água, o que pode ser agressivo a motores mais antigos.

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Quando a nova gasolina E30 estará nos postos?

A nova mistura é feita nas distribuidoras, que produzem a “gasolina C”, como é conhecida a gasolina já pronta para abastecimento. Por conta disso, a chegada da E30 aos postos vai depender do escoamento dos estoques antigos. O prazo para essa transição varia conforme a região e a logística de distribuição.

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