plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
AVANÇO

Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para cosméticos

Fica estabelecido que os produtos e ingredientes que tenham sido fabricados antes da vigência da lei poderão ser comercializados

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para cosméticos camera Lula junto de outros políticos, como a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, Gleisi Hoffmann das Relações Institucionais, entre outras, na sanção da Lei | Luara Baggi/Ascom MCTI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na última quarta-feira (30), uma lei que proíbe o uso de de animais em pesquisas e testes de cosméticos.

A norma também estabelece que os produtos e ingredientes que tenham sido fabricados antes da vigência da lei poderão ser comercializados. A partir de agora, novos produtos não podem mais ser testados em animais, obrigatoriamente.

Conteúdo Relacionado

O evento de sanção teve a presença das ministras Marina Silva (Meio Ambiente), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

Para aprovação do projeto, o Ministério do Meio Ambiente fez a interlocução com entidades da sociedade civil de direitos animais e foi responsável por encaminhar às autoridades o abaixo-assinado com 1,68 milhão de assinaturas, reunidas na plataforma Change.org, em apoio à proposta.

"Geralmente a nossa visão egocêntrica e etnocêntrica em muitos aspectos, ela não considera as outras formas de vida e as outras formas de existência", disse a ministra Marina Silva. "E de forma muito narcisista a gente usa as outras vidas sem se preocupar com o sofrimento, sem se preocupar com o seu bem-estar, sem ter uma visão de cuidado com ela."

De autoria do ex-deputado Ricardo Izar, a pauta já havia sido debatida pela Câmara dos Deputados em 2014. Em 2022, o projeto foi aprovado pelo Senado na forma do substitutivo do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Já a aprovação final do PL na Câmara ocorreu no dia 9 de julho

A partir da publicação da lei, as autoridades sanitárias terão um prazo de dois anos para implementar medidas que, entre outros pontos, assegurem o reconhecimento dos métodos alternativos e adotem um plano estratégico para garantir a disseminação desses métodos no território nacional, além de estabelecerem medidas de fiscalização do uso de informações oriundas de testes.

A sanção altera as leis 11.794/08 e 6.360/76, que regulamentavam os procedimentos com uso científico de animais para testes.

Esta é pelo menos a terceira ação de Lula voltada a animais realizada neste ano. Em junho, o cantor Ney Matogrosso se reuniu com Janja e Lula, no Palácio do Planalto, para discutir o projeto de lei 4.278, de 2023, sobre proteção à fauna.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Antes disso, novamente com a presença de Janja, que levanta a bandeira da causa animal, Lula sancionou um RG para animais domésticos, o Sinpatinhas. O cadastro reúne os dados dos pets e auxilia no controle de vacinação e outras informações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias