
Mais uma vez, a nossa querida Castanha-do-Pará virou tópico no estado vizinho. A discussão de mudar o nome para "Castanha-da-Amazônia" voltou, e virou até projeto de lei.
Na última quinta-feira (3), a Assembleia Legislativa do estado aprovou uma proposta que determina, oficialmente, que a semente será chamada de "Castanha da Amazônia".
Conteúdo Relacionado
- Casais se assustam com 'sexo em público' no Ibirapuera
- Dolár seguirá em queda após 'Tarifaço' de Trump? Veja!
- Homem discute com gerente e é morto por segurança de banco
O projeto, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT-AM), natural de Santarém, no Pará, busca, segundo ele, valorizar a identidade da Amazônia como um todo e fortalecer a produção no Amazonas, um dos maiores estados produtores de castanha do Brasil.
“A produção da castanha não se restringe somente ao Pará, como o nome sugere. Ela é amplamente cultivada em vários estados amazônicos, incluindo o Amazonas, e que tem aumentado sua participação na produção nacional. Essa mudança reconhece a Amazônia como um todo e fortalece a marca do produto no mercado nacional e internacional”, comentou o deputado.
A castanha é um dos produtos mais emblemáticos da biodiversidade da Amazônia. Com a aprovação da lei, todos os derivados da castanha produzidos no Amazonas terão que adotar a nova denominação, "Castanha da Amazônia".
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além disso, o projeto aprovado também prevê incentivos para a rastreabilidade do produto, a certificação de sua origem e a obrigatoriedade do uso do novo nome nas exportações e em campanhas publicitárias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar