Nesta segunda-feira (13), muitos estudantes estavam ansiosos pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. As provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado e teve pouco mais de 4 milhões de inscritos em todo o país.
Nesta edição, apenas 12 participantes alcançaram a nota máxima na redação, sendo apenas 1 de escola pública. A informação foi repassada pelo ministro da Educação Camilo Santana, em coletiva de imprensa realizada hoje em Brasília, onde foram apresentados dados do exame.
O número é o menor em toda a história do exame, que teve como tema de redação "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". O ministro destacou que o resultado será analisado pela Inep, responsável pela realização da prova.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
"Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise", afirmou Santana.
Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo registraram um aluno com nota mil em cada estado. Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram dois estudantes com nota máxima, sendo este, estudante da rede pública.
A média de proficiência de redação, que leva em consideração as notas de todos os participantes foi de 660. Já a média geral da prova, que inclui as demais áreas de conhecimento e a redação, ficou em 546 pontos.
A nota do Enem é porta de entrada para ingressar no ensino superior das instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo o Sisu, USP, ProUni, FIES, além de universidades de Portugal que são parceiras do Ministério da Educação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar