O racismo é tipificado como crime no Brasil desde 1989. Em 2023, a injúria racial foi incluída no Código Penal Brasileiro, aumentando a pena para quem pratica racismo e tornando o crime imprescritível e inafiançável.
Na última terça-feira (12), uma mulher foi flagrada em um vídeo enquanto fazia ofensas racistas contra um segurança de um shopping em Santos, no litoral de São Paulo. O material foi registrado pela própria agressora que divulgou o conteúdo em suas redes sociais, gerando indignação e repúdio.
Conteúdos relacionados:
- Brasil: racismo cresceu 67% nos últimos anos, diz pesquisa
- Louis Vuitton é acusada de racismo após banir clientes
No vídeo, a mulher diz ao segurança: "Um segurança negro, de uns 50 anos de idade, que não é brasileiro. De qual país você é? Pegou minha mochila, quase rasgou. De qual país você veio? Da Angola? Da África? Africano! Você veio para roubar os brasileiros aqui em Santos, negro demônio?".
Durante a cena, o segurança permanece calado e não reage às ofensas, enquanto outras pessoas ao redor filmam a situação e tentam repreender a agressora. Mesmo com a intervenção de terceiros, a mulher ignora e continua com as ofensas.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Em resposta ao ocorrido, o Miramar Shopping divulgou uma nota oficial declarando que “repudia qualquer atitude preconceituosa” e ressaltou que o comportamento da mulher “contraria os princípios e valores” da empresa. O shopping também informou que está oferecendo apoio ao funcionário.
Apesar do ocorrido, o segurança optou por não registrar um boletim de ocorrência. A Polícia Civil de Santos confirmou que, até o momento, não há registro formal da ocorrência, mas que está à disposição para iniciar as investigações caso seja formalizado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar