O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova destinada aos estudantes que já terminaram o ensino médio. As notas do Enem são a porta de entrada para os alunos que querem ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação (MEC).
Nos dias que antecedem a prova, a ansiedade pode atrapalhar os estudos de alguns participantes do Enem. O medo, a insegurança e a dúvida são alguns dos sentimentos que, em alguns casos, tiram o sono do participante. Mas como driblar estes sentimentos e garantir uma boa saúde mental?
Quer ler mais notícias de cursos e empregos? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Para responder estas questões conversamos com a chefe do departamento de psicologia da Faculdade Anhanguera, Elisângela Ribeiro. Ela aconselha que entre a revisão dos conteúdos os candidatos façam uma alimentação saudável e tenham uma boa noite de sono. A especialista ainda destaca a importância do lazer:
" A parte do lazer intercalada nesse período, vai favorecer também pra que ele diminua essa ansiedade e essa pressão. Pra que ele possa fazer desse momento de estudo, desse momento de preparação algo também prazeroso. Porque a medida que ele faz algo que dá prazer consequentemente isso fica menos estressante, isso fica menos pesado. E aí automaticamente alivia mais a ansiedade."
Este ano as provas do Enem serão nos primeiros dois domingos de novembro. No dia 3, a prova começa à uma e meia da tarde e termina às 7 da noite. E no dia 10, a prova também começa à uma e meia da tarde, mas termina mais cedo, às seis e meia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar