Belém se prepara para ser a sede da COP 30, a conferência da ONU para debate sobre as mudanças climáticas, que será realizada em novembro de 2025. Até lá, eventos internacionais são realizados no âmbito da preparação da cidade, como ocorreu com a primeira reunião do Fórum de Ministros e Altas Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e do Caribe (MINURVI) neste ano, realizada na capital paraense em abril.
Nesta quinta-feira (1º), o ministro das Cidades, Jader Filho, preside a segunda Reunião do Fórum Minurvi, desta vez realizada em Brasília (DF).
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Jader Filho destina R$ 1,8 bilhão para 39 cidades do Pará
- Ministro recebe autoridades da América Latina em Belém
Na ocasião, será discutida a resiliência climática e o crescimento sustentável dos assentamentos humanos na América Latina e do Caribe. O evento ocorre nesta quinta (1º) e sexta-feira (2) e reúne autoridades de diversos países latino-americanos e caribenhos.
Para o ministro Jader Filho, os debates visam enriquecer o conhecimento dos países nas estratégias a serem tomadas para mitigação dos impactos do clima na região.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
“Vivemos uma cruel contradição: ao mesmo tempo em que a região é responsável apenas por 10% das emissões globais, é uma das áreas mais afetadas do planeta pelos impactos das mudanças climáticas. Isso devido à sua localização geográfica e características socioeconômicas. Eventos climáticos graves, cada vez mais frequentes e intensos, ameaçam os progressos alcançados em termos de desenvolvimento e bem-estar", destacou Jader Filho.
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, Elkin Velásquez, da ONU Habitat para a América Latina e o Caribe; Diego Aulestia, Chefe da Unidade de Assentamentos Humanos do CEPAL; Tatiana Gallego, Chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, participam da reunião do MINURVI.
“Durante esta Reunião Ministerial do MINURVI, vamos discutir e compartilhar estratégias de maneira a aplacar e adaptar às mudanças climáticas. Será abordada desde a resiliência climática no contexto latino-americano, até o planejamento do uso do solo e suas implicações nas mudanças climáticas, observando a integração da gestão de risco de desastres no planejamento urbano e as mudanças necessárias nas regulamentações urbanas”, disse Jader Filho, eleito presidente do MINURVI em novembro de 2023, onde, pela primeira vez, um ministro brasileiro foi eleito para presidir a entidade.
PROGRAMAÇÃO
O debate sobre crescimento sustentável contará com Elkin Velásquez, da ONU Habitat; e, Diego Aulestia, da Chefe da Unidade de Assentamentos, da CEPAL.
Sobre eventos climáticos extremos na América Latina e no Caribe, como os ocorridos no Rio Grande do Sul terá como palestrantes principais José Marengo, Climatologista e Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Adriana Campelo, Oficial Nacional e Coordenadora Regional MCR 2030 para as Américas e Caribe (UNDRR).
O tema sobre "Os planos climáticos nacionais: estratégias de preparação e participação cidadã" será abordado por Paula Restrepo Cadavid, especialista líder em Desenvolvimento Urbano para a América Latina e o Caribe.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar