Você sabia que muitos alimentos do dia a dia podem ser prejudiciais para a saúde do coração? Alguns, por exemplo, você pode nem imaginar. Um coração saudável é a chave para um corpo também saudável.
O cardiologista Rafael Silva Côrtes, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, alerta sobre os perigos de alguns alimentos.
Conteúdos relacionados:
- Alerta: o que não mata, engorda e adoece. Proteja-se!
- Verão combina com alimentação saudável e natural
Gorduras Saturadas e Trans:
Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans devem ser evitados, pois aumentam os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) no sangue, podendo ocorrer formação de placa de gordura nas artérias, conhecida como aterosclerose. “Essas placas são fatores principais para problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames cerebrais”, explica Rafael.
Excesso de Sal:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos consumam menos de 5 gramas de sal por dia, quantidade equivalente a uma colher de chá.
O consumo exagerado de sal é um problema significativo, pois está associado ao aumento da pressão arterial, um fator de risco primário para doenças cardiovasculares.
“O excesso de sal pode levar à retenção de líquidos, sobrecarregando o coração e os rins, o que pode contribuir para insuficiência cardíaca e doença renal crônica”, afirma Rafael.
Quer saber mais notícias sobre saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Evite esses alimentos para um coração saudável:
- Carnes processadas e embutidos: Produtos como salsichas, bacon e presunto contêm altos níveis de sódio e nitritos. O consumo desses alimentos aumenta o risco de doenças cardiovasculares devido ao alto teor de gorduras saturadas, sódio e compostos químicos.
- Refrigerantes e sucos adoçados: Bebidas açucaradas elevam a ingestão calórica e estão fortemente ligadas ao risco de diabetes tipo 2 e resistência à insulina.
- Carnes gordurosas e laticínios integrais: Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes gordurosas e laticínios integrais, elevam os níveis do colesterol ruim, aumentando o risco de doenças cardíacas. A recomendação do cardiologista é optar por leite e iogurtes desnatados ou semidesnatados, e substituir carnes gordurosas por peixes, aves sem pele, legumes, nozes e sementes.
- Margarina e biscoitos: Alimentos ricos em gorduras trans, como margarinas e biscoitos, também aumentam o colesterol ruim. O especialista sugere usar óleos vegetais, como azeite de oliva e óleo de canola para obter gorduras insaturadas saudáveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL.
- Alimentos ultraprocessados: Além de extremamente calóricos, alimentos ultraprocessados estão associados ao aumento do risco de doenças cardíacas.
Para proteger a saúde do coração, é crucial moderar o consumo desses alimentos e optar por alternativas mais saudáveis.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar