plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FRAUDE EM LICITAÇÕES DE SP

Operação prende políticos suspeitos de ligação com o PCC

A operação prendeu três vereadores e mais um advogado no interior de São Paulo. Eles estariam envolvidos com o PCC e fraude em licitações públicas no Estado.

Imagem ilustrativa da notícia Operação prende políticos suspeitos de ligação com o PCC camera icardo Queixão (Cubatão), Luiz Carlos Alves Dias (Santa Isabel) e Flavio Batista de Souza (Ferraz de Vasconcelos) foram presos na Operação Munditia. | Reprodução

Três vereadores e um advogado foram presos através da Operação Munditia, deflagrada na manhã desta terça-feira (16) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Militar.

A operação tem como objetivo desarticular um grupo criminosos ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e diversas fraudes em licitações públicas em cidades do interior de São Paulo.

De acordo com informações da CNN, o parlamentar Ricardo Queixão (PSD), de Cubatão, no litoral sul de São Paulo, foi um dos presos. Em nota, a Câmara Municipal de Cubatão informou que está sabendo do ocorrido, e que irá colaborar com as equipes de investigação, disponibilizando todos os documentos solicitados.

Conteúdo relacionado:

Outros dois vereadores: Luiz Carlos Alves Dias (MDB), de Santa Isabel, e Flavio Batista de Souza (Podemos), de Ferraz Vasconcelos, ambos localizados na Região Metropolitana de São Paulo, também foram presos. Além dos três políticos, um advogado foi detido.

Mandados de busca e apreensão

Equipes da Polícia Militar e do Gaeco cumprem 41 mandados de busca e apreensão, incluindo em prédios públicos, nas cidades de Poá e Atibaia, assim como prefeituras e câmara dos vereadores de Ferraz Vasconcelos, Santa Isabel, Arujá e Cubatão.

Os mandados estão sendo cumpridos também em 21 residências e 10 prédios comerciais. As equipes já apreenderam dinheiro, armas de fogo, munição, relógios e relógios de luxo.

Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp

Fraude em licitações

Estão em investigação licitações nas cidades de Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri e Itatiba.

As investigações apontaram uma estrutura criminosa com empresas parceiras e ou de mesmo grupo econômico nas licitações. Também há indicativos de corrupção de agentes públicos, políticos e outros diversos delitos, como fraudes documentais e lavagem de dinheiro. As empresas têm contratos com as prefeituras que beiram a casa dos R$ 200 milhões.

PCC na jogada

Conforme a investigação, o PCC exerce influência nas escolhas dos ganhadores das licitações.

A defesa do vereador de Cubatão, Ricardo Queixão (PSD), disse que vai pedir a revogação da prisão temporária e que ele está como averiguado, e não como suspeito. As defesas dos dois outros parlamentares não se manifestaram.

Corrupção no Brasil

A corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos ao diminuir os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere a Constituição ao ampliar a exclusão social e a desigualdade econômica. Diversas operações em vários âmbitos como a lava-jato e o escândalo do mensalão provocaram um grande rombo nos cofres públicos do país, prejudicando, automaticamente, toda a sociedade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias