plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SEU VENENO É CRUEL!

Conheça a víbora azul batizada em homenagem a Rita Lee

A cobra, que vive no Museu Biológico do Instituto Butantan, foi batizada em homenagem à cantora, que faleceu em maio do ano passado

Imagem ilustrativa da notícia Conheça a víbora azul batizada em homenagem a Rita Lee camera Veneno da serpente pode causar necrose e hemorragia | José Felipe Batista/Instituto Butantan

Rita Lee foi uma força da natureza, uma artista como nenhuma outra. E a cobra batizada em homenagem à artista não é muito diferente.

Natural da Indonésia, a Víbora-de-Lábios-Brancos azul resgatada pela Polícia Federal estava sendo transportada pelo país com outras 59 cobras em um ônibus. O veículo havia saído de São Paulo e foi apreendido no interior da Bahia.

A espécie de coloração azul é raríssima e pode ser encontrada na natureza em apenas algumas ilhas no sul-asiático.

Conteúdo relacionado:

Apesar de bonita, seu veneno é cruel. Uma picada da cobra pode causar necrose e hemorragia. Segundo o Instituto Butantan, referência na criação de soros para venenos de cobras, não há soro antiofídico disponível no Brasil, por se tratar de uma espécie exótica.

Conheça a víbora azul batizada em homenagem a Rita Lee
📷 |José Felipe Batista/Instituto Butantan

É uma espécie pequena e arborícola, com cerca de 65 centímetros, e geralmente vive no topo das árvores, e se alimenta de pequenos pássaros. Por isso, outros exemplares de víboras são geralmente esverdeados ou amarelados, e apenas a espécie Trimeresurus insularis, proveniente de poucas ilhas da Indonésia, tem a coloração azul-mar.

Quer ver mais curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

Quando foram resgatadas, em junho de 2023, foram registrados dois exemplares da serpente, um macho e uma fêmea. A fêmea, que estava em condições precárias de saúde, faleceu após algumas semanas, e o macho continua instalado no Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias