plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOVO MINISTRO

Indicado por Lula, Flávio Dino assume como ministro do STF

O ex-senador e ministro Flávio Dino foi empossado nesta quinta-feira (22) para cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Rosa Weber, que se aposentou em outubro de 2023 após completar 75 anos

Imagem ilustrativa da notícia Indicado por Lula, Flávio Dino assume como ministro do STF camera Flávio Dino é o segundo indicado de Lula ao STF | Antonio Augusto/SCO/STF

Aos 55 anos, o agora ex-senador Flávio Dino tomou posse como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O maranhense foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (22).

Apenas Luís Roberto Barroso, presidente da corte, se pronunciou. O evento, que contou com cerca de 800 convidados, durou pouco mais de 20 minutos.

"Eu me limito a fazer uma brevíssima saudação de boas-vindas ao ministro Flávio Dino, que é uma pessoa recebida por todos nós com muita alegria. Um homem público, que serviu ao Brasil, em muitas capacidades, e nos Três Poderes", disse Barroso, depois de empossar Dino.

"Na verdade, a presença maciça neste plenário de pessoas de visões políticas das mais diversas apenas documentam como o agora ministro Flávio é uma pessoa respeitada e querida pela comunidade jurídica, política e pela sociedade brasileira. E a presença de todas as pessoas, de todas visões, documentam a vitória da democracia, da institucionalidade, da civilidade", completou o presidente do STF.

Autoridades dos três poderes participaram da solenidade. Os presidentes da Câmara e do Senado (Arthur Lira-PP e Rodrigo Pacheco-PSD) e o presidente Lula, chefe do executivo nacional, estiveram presentes.

Além deles, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) também compareceram.

Quer saber mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp

À noite, por volta das 19h, o agora ministro do STF participará de uma missa na Catedral de Brasília, que terá cerca de 500 convidados. Dino dispensou o tradicional baile oferecido pelas associações de juízes.

2º indicado de Lula ao STF

Flávio Dino assume a cadeira deixada por Rosa Weber, que se aposentou em outubro de 2023 após completar 75 anos. No terceiro mandato, ele foi o segundo indicado de Lula para a corte, depois de Cristiano Zanin.

Carreira

O ministro tem passagem pelos três poderes da República: foi juiz de direito, senador, deputado federal e governador do Maranhão. A última função de Dino foi a de ministro da Justiça e Segurança Pública, pasta agora comandada pelo ex-STF, Ricardo Lewandowski. Ele nasceu na cidade de São Luís, em 30 de abril de 1968.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias