Com o mundo cada vez mais digitalizado, é preciso ter cuidados redobrados na hora de realizar pagamentos e compras virtuais, principalmente em função dos golpes e fraudes que se atualizam no ritmo das facilidades que a tecnologia proporciona.
Recentemente a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), deu 15 dicas para fazer compras seguras. Entre algumas delas estão não abrir e-mails não solicitados ou de sites no qual não esteja cadastrado para receber promoções; dar preferência aos sites conhecidos e verificar a reputação de sites não conhecidos por meio de comentários de clientes que já utilizam as plataformas, assim como desconfiar de promoções cujos preços sejam bem menores que o valor real do produtos.
O autônomo Deivison Pacheco, 27, é um dos que seguem à risca as dicas. Realizar compras via internet é algo que já faz parte do seu cotidiano, mas não ousa confiar em sites de lojas não muito conhecidas.
“Sempre estou aproveitando promoções em sites de lojas que são bem conhecidas, só assim sinto segurança em comprar. Trabalho na rua e a gente acaba ficando mais esperto com essas coisas. Os crimes virtuais só aumentam a cada dia que passa, todo dia é um crime diferente, então não dá pra descansar”, comenta o vendedor.
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O autônomo Alexandre Martins, de 50 anos, comenta que costuma comprar materiais de trabalho em sites de produtos importados, mas desconfia de qualquer promoção generosa demais. Por isso, só compra em sites recomendados por amigos que tiveram uma boa experiência.
“A gente fica escabreado com as coisas, né? Sou muito desconfiado, tem muito golpe hoje em dia. Tenho colegas que investiram dinheiro na compra e perderam. Então procuro realizar compras em sites confiáveis onde pessoas conhecidas já compraram e receberam tudo direitinho”, ressalta.
Outros como o gerente Davi Magalhães, 32, preferem nem arriscar. Ele leva em conta as experiências de amigos que compraram de forma virtual e tiveram seus cartões clonados. Portanto, as facilidades não compensam as dores de cabeça que podem surgir. “Prefiro comprar em loja física, pagar ali, à vista. Graças a Deus nunca caí em golpe por causa disso. Não tenho o costume de comprar em sites e tá bom assim”.
Confira as dicas
- Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Não abra e-mails não solicitados ou de sites no qual não esteja cadastrado para receber promoções.
- Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link. Se utilizar sites de busca, verifique o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.
- Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto.
- Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.
- Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
- Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto.
- Tome cuidado nas compras nas redes sociais. O consumidor deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores sobre as compras e prazos de entregas.
- Jamais aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou.
- Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet.
- Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc), nem números repetidos ou sequenciais (ex.: 1111 ou 1234), tão pouco anote senhas em papel, no celular, no computador ou em e-mails.
Fonte: Febraban - Federação Brasileira de Bancos
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