plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO!

Falar de política no trabalho pode dar demissão? Saiba

Com a aproximação das eleições, o assunto é inevitável em qualquer roda de conversa e não deve ser motivo para demissão

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Falar de política no trabalho pode dar demissão? Saiba camera Opiniões políticas divergentes não devem ser motivo para demissão | (Arquivo - Agência Brasil)

A pouco mais de um mês do 1º turno das Eleições 2022, o tema política norteia rodas de conversa em qualquer ambiente e em qualquer grupo, seja familiar ou entre amigos. Nesta segunda-feira (29), por exemplo, o desempenho dos candidatos que disputam a presidência da República, no debate promovido pela TV Band, ontem, ainda estava latente entre os brasileiros e provavelmente foi a pauta no início da manhã no local de trabalho.

Quer mudar de nome e sobrenome? Saiba como com a nova lei

Obviamente cada eleitor tirou as suas próprias conclusões e reforçou a preferência em seu candidato. Pode ser também que a defesa de ideias e opiniões tenha se estendido por um bom tempo, inclusive pode ter chegado até o "chefe", que, geralmente, tem uma opinião divergente do funcionário neste sentido.

Opiniões políticas divergentes não devem ser motivo para demissão
📷 Opiniões políticas divergentes não devem ser motivo para demissão |(Arquivo - Agência Brasil)

Afinal, empregadores tendem a seguir para candidatos que defendem uma política de interesse dos empresários. Enquanto que os colaboradores, tendem a declinar por candidatos que valorizam os trabalhadores. Pelo menos, deveria ser assim.

Em meio a este cenário de conflitos de ideias e preferências políticas, uma pergunta paira no ar: falar ou opinar sobre política pode ser motivo para demissão? Este questionamento muitas vezes faz com que homens e mulheres evitem expressar suas verdadeiras convicções com medo de uma represália neste sentido.

INSS: veja se você vai receber o benefício esta semana

Em entrevista ao UOL, o advogado Renato Canizares, destacou que a lei não permite que uma empresa demita um funcionário por opiniões políticas e que isso é considerado discriminação - isto vai de encontro ao direito à liberdade de expressão garantido pela Constituição Federal.

Se isto vier a acontecer, o principal desafio do funcionário será comprovar que a demissão teve como motivação as questões e divergências políticas. Vale lembrar que as empresas não costumam dizer ao funcionário o real motivo da dispensa.

Para o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Paulo Sardinha, a discussão política é um exercício para a cidadania, logo não deveria ser motivo para demissão. Entretanto, ressalta que é deve haver um equilíbrio na conversa e no momento de expressar a sua preferência e opinião política.

A advogada trabalhista Ursula Cohim Mauro orienta a quem for demitido por opinião política ingressar com uma ação na Justiça para ser indenizado por danos morais e, se for o caso, ser readmitido. Cada caso será avaliado pelo juiz e vai depender das provas que o trabalhador conseguir mostrar à Justiça.

Estado do Pará tem 639 candidatos a deputado estadual

Documentos, conversas gravadas, prints e testemunhas servem de prova no processo.

Respeite o espaço do outro

Todavia, os especialistas alertam que a opinião política do funcionário é uma coisa séria e não deve ser expressada de forma exagerada, adotando discurso de ódio ou tentando convencer os colegas em que candidato votar.

Neste caso a pessoa não seria demitida pelas suas opiniões, mas sim porque suas atitudes estão atrapalhando o dia a dia profissional, cabendo uma demissão por justa causa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias